Remover a make corretamente é uma das principais regras para manter a pele saudável. “A pele pode sofrer – e muito – com a falta desse hábito, a começar pela sua aparência que visivelmente fica desidratada, opaca e sem vida. Basta uma noite de sono com o rosto maquiado para que ele amanheça ressecado”, alerta a dermatologista Andrea Frange, parceira da @mundoricca. Além disso, internamente:
- O envelhecimento precoce é potencializado, ocasionando o aparecimento de rugas e manchas;
- O processo de renovação celular é impedido;
- As chances de quadros acneicos aumentam por conta da obstrução dos poros causada pelos resíduos dos cosméticos.
- A concentração de maquiagem nos olhos pode ainda favorecer a irritação da área, aumentar o risco de infecções e deixar os cílios ressecados e quebradiços.
Mas como fazer isso corretamente?
1 – Aposte em uma pré-remoção
“Os lenços de limpeza são a solução mais prática para remover o excesso de maquiagem. Por serem passados sobre toda a área do rosto, é importante se atentar às composições e escolher o lenço demaquilante de acordo com cada tipo de pele.”
2 – Cuidado com a região dos olhos
“Geralmente a área dos olhos concentra maquiagens um pouco mais pesadas, como máscaras de cílios, por exemplo. Ao mesmo tempo, essa é uma das partes mais sensíveis, finas e delicadas do rosto. Por isso, é importante evitar o atrito no momento da remoção da make”, alerta Andrea.
Nesse caso, ela indica o uso de removedores com alto poder demaquilante mas textura leve, capazes de derreter a make em poucos segundos, sem que haja necessidade de fricção.
3 – Limpe o rosto todo
“Para remover a maquiagem do restante do rosto, a água micelar é super indicada. Isso porque a estrutura das micelas – daí o nome micelar – tem multifunções, como remover a maquiagem e impurezas de forma suave, além de ajudar na tonificação e realce natural do viço da pele.”