BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Quais os principais ativos para tratamento de rugas?

Colágeno e elastina são palavras-chave quando o assunto é ruga

Por PATRÍCIA FRANÇA
23 set 2022, 10h00

Quando pensamos em ativos para tratar as rugas, precisamos entender que a sua origem está intrinsecamente relacionada com o envelhecimento intrínseco, o também chamado envelhecimento cronológico (depende da genética individual, natural e que aparece com o tempo) e com o envelhecimento extrínseco (resultante do expossoma e estilo de vida) e que são controlados por você. Dentro destes fatores a exposição solar, o stress, estilo de vida não saudável e a poluição somado a sua genética irão promover um enfraquecimento da barreira cutânea (epiderme) fazendo com que a mesma se torne menos resistente, hidratada e mais seca.

Essas alterações enfraquecem a derme (camada abaixo da epiderme), promovem destruição da rede de colágeno e quebra da elastina favorecendo o surgimento das rugas.

Quando falamos de ativos para auxiliar no tratamento das rugas precisamos então priorizar os que possuem ação na síntese de colágeno e elastina, restaurem a função barreira da pele, gerenciem o impacto do cortisol, hormônio do stress em nossa pele e apresentem atividade antioxidante.

Topicamente podemos utilizar uma boa vitamina C, como o Ascorbosilane C®, vitamina C, ácido ascórbico puro vetorizado silício orgânico, que possui atividade antioxidante, combate os radicais livres, evitando a destruição do colágeno e devido a presença do silício na molécula irá melhorar a textura e a firmeza da pele pois irá contribuir para a síntese de colágeno e reestruturação da derme.

Continua após a publicidade

Outros dois aliados que poderão ser utilizados topicamente é o Algisium C®, ácido manurônico extraído da laminária, uma alga marrom, ligado ao silício, que apresenta uma ação multidimensional sobre todos os aspectos relacionados ao surgimento das rugas: estimula a síntese de colágeno e elastina, restaurando a tonicidade e firmeza da pele, protege a pele contra a ação dos radicais livres e glicação diminuindo as alterações maléficas no tecido conjuntivo, favorece a hidratação restaurando o equilíbrio hídrico da pele.

E não podemos esquecer do principal constituinte da matriz extra celular, estrutura responsável pela sustentação da pele, o ácido hialurônico. O Hyaxel®, ácido hialurônico de baixo peso molecular vetorizado pelo silanol que além de proporcionar uma hidratação intensa e aumentar a produção de colágeno, também apresenta atividade inibitória sobre o impacto do cortisol na pele.

Já com a Suplementação oral não podemos esquecer do Silício, como o disponibilizado no mercado magistral, Exsynutriment®, silício estabilizado em colágeno marinho, que irá estimular a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico melhorando o tônus e a flacidez da pele, uma vez que o silício diminui durante o envelhecimento cronológico e é o responsável pela manutenção estrutural do tecido de sustentação da nossa pele.

Continua após a publicidade

Associado ao Exsynutriment® podemos utilizar Vitamina C, Polifenóis da uva, luteína e Glycoxil®, dipeptídeo biomimético da carcinina, que irão proporcionar atividades antioxidantes, fotoprotetoras e antiglicante respectivamente.

 

Respondido por:

PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos

Publicidade

Publicidade