Roacutan é um medicamento cujo princípio é a isotretinoína que age alterando a queratinização da pele e atrofiando as glândulas sebáceas, reduzindo, assim, a oleosidade e a formação de cravos e espinhas. É indicado para casos de acne que não respondem aos tratamentos tópicos com cremes e sabonetes.
O tratamento hoje é individualizado e o tempo e a dose do medicamento podem variar muito de paciente para paciente. A dosagem é calculada de acordo com o peso, a gravidade do caso e a resposta de cada paciente. Os resultados normalmente aparecem após o segundo ou terceiro mês e vão melhorando progressivamente.
O principal efeito colateral é ressecamento de pele e mucosas, que deve ser tratados com hidratação, com ingestão de água e uso de cremes e pomadas.
Durante o uso do Roacutan, as maiores recomendações são: não engravidar, não ingerir álcool e evitar a exposição solar. O medicamento é contraindicado para gestantes e mulheres em idade fértil sem contracepção e para pacientes com doenças hepáticas.
Dra. Nancy Vanessa, dermatologista. Instagram: @dranancyvanessa