Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Pode beber água logo após o almoço?

Por Camila Vasconcelos
17 fev 2024, 10h00
pode beber água logo após o almoço
Pode beber água logo após o almoço? | (diana.grytsku/Freepik)
Continua após publicidade

Uma coisa interessante na nutrição que a gente não pode esquecer é a individualidade biológica. Via de regra, não tem problema nenhum, em um organismo saudável, beber água logo após o almoço, inclusive, dependendo do que a refeição teve, pode até ajudar na digestão.

Agora, quando a gente fala de alguma patologia, a gente precisa olhar para isso com um pouco mais de individualidade. O importante é manter um equilíbrio saudável e não exagerar no consumo excessivo de líquidos, que pode fazer com que você se sinta muito cheio e desconfortável.

Existe, de fato, uma crença popular que sugere que beber água durante as refeições dilui os sucos digestivos e prejudica a digestão, mas isso não é respaldado pela ciência. Então, não é bem assim. O que temos que nos atentar é para o volume desse líquido e se a pessoa tem alguma doença que faça com que ela precise tomar ainda mais cuidado com a quantidade e a frequência da ingestão de líquido.

Para quem tem refluxo gastroesofágico, por exemplo, pode ser aconselhável ajustar o momento e a quantidade de líquido que vai ser ingerida durante as refeições. O refluxo gastroesofágico é uma condição que o ácido do estômago retorna para o esôfago e causa uma sensação de irritação, incômodo, queimação. Algumas recomendações para essas pessoas são: evitar grandes quantidades de líquido durante as refeições, escolher uma bebida neutra, evitar refrigerantes e café, planejar a hora que for tomar esse líquido (se possível, esperar cerca de 30 minutos a 1 hora após a refeição para ingerir uma quantidade de líquido), e se hidratar bastante ao longo do dia.

Portanto, a gente pode tomar líquido logo após as refeições, se for um indivíduo totalmente saudável, mas é claro tendo cuidado para que a quantidade não seja muito grande.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Camila Vasconcelos, nutricionista e gastrônoma.

Publicidade