O que ocorre é uma desestruturação facial.
O envelhecimento é uma condição natural, sabemos que perdemos colágeno 1% ao ano e consequentemente há flacidez em estruturas faciais.
Em alguns esportes, temos perda de estrutura devido ao impacto e ingestão de proteínas e calorias aquém às necessidades das atividades realizadas. Tudo isso impacta na perda de estruturas proteicas.
Além disso, alguns exercícios são realizados no sol e consequentemente há um fotodano.
Os esportes que mais são associados a essa desestruturação são: corrida, crossfit e hipismo.
Em pacientes atletas nessas modalidades, notamos na face sinais como olheira estrutural, bigode chinês, bochecha de buldogue e perda de contorno facial.
Tudo isso acontece, pois há uma frouxidão ligamentar e do tecido aponeurótico que são estrutura compostas de colágeno e fibrina.
COMO EVITAR
Essas estruturas são formadas por proteína. Então, temos que ingerir proteínas suficientes na dieta para o funcionamento adequado do organismo e de colágeno.
No consultório, fazemos estímulo de colágeno através do Ulthera, que é um ultrassom microfocado de alta precisão que conseguimos realizar disparos nas estruturas ligamentares e tecido aponeurótico, esses disparos fazem microcoagulações que retraem o tecido pré-existente e estimulam colágeno ao longo de 6 meses.
Estruturas mais superficiais, podemos associar bioestimulador de colágeno injetável com laser Fotona. Para quem realiza esportes regularmente é indicado sessões semestrais ou anuais regularmente.
RESPONDIDO POR:
DRA. CLÁUDIA MERLO
Médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS.
Diretora da Clínica Cláudia Merlo.
Saiba mais sobre a médica aqui.