BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Pasta com flúor faz mal aos dentes?

.

Por Adriano Rafael
15 jan 2024, 08h04

Como os dentes são compostos de minerais, quando a gente utiliza o flúor, que também é um mineral, ele vai se depositar no esmalte dentário e vai remineralizar a estrutura dentária, fortalecendo-a. Com a estrutura mais remineralizada, fica mais difícil ter acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, cáries.

Como qualquer outro componente químico, o uso excessivo do flúor, em quantidade exagerada, pode causar manchas esbranquiçadas nos dentes que acabam descamando o esmalte dentário, fazendo com que ele fique mais fragilizado. Isso se chama fluorose e é um processo irreversível.

A pasta de dente com flúor é recomendada para todo mundo, incluindo crianças a partir dos seis meses de idade. No entanto, é fundamental que os pais sempre supervisionem as crianças na hora de escovar os dentes, para ter o controle da quantidade de pasta, garantir que a higienização seja feita da maneira correta e ficar de olho se a criança não vai ingerir a pasta de dente.

Para crianças até os 3-4 anos de idade, a quantidade de pasta de dente indicada é de, no máximo, um grão de arroz. Já para adultos, a quantidade ideal é de um grão de ervilha.

Portanto, a recomendação é sempre usar pasta de dente com flúor, porque ela entrega benefícios como o fortalecimento da estrutura dental, redução do acúmulo de placa bacteriana e a inibição da produção de ácido pelas bactérias. O consumo do flúor, ou seja, deglutir a pasta de dente com esse ingrediente, é algo maléfico para a saúde, porém, só usando nos dentes, não tem problema nenhum.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Adriano Rafael, cirurgião dentista com mais de 20 anos de experiência e especialista em cirurgia plástica periodontal, implantes e prótese sobre implantes. Instagram: @dr.adrianorafael

Publicidade
Publicidade