Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

O que significa nutrição funcional?

Por Gisele Haiek
24 ago 2022, 10h00
nutrição integrada
 (Daria Shevtsova/Pexels)
Continua após publicidade

A Nutrição Funcional é uma ciência integrativa e profunda, que relaciona a interação entre todos os sistemas do corpo sob a perspectiva da bioquímica, fisiologia, genética, aspectos emocionais e cognitivos do indivíduo. Seu foco não é somente o tratamento, mas também a prevenção de doenças com abordagem pautada em que cada ser humano é único em seu conjunto de complexidades.

Na Nutrição Funcional são identificados todos os sinais e sintomas relacionados à carência ou excesso de nutrientes, além da pesquisa de hipersensibilidades alimentares e olhar profundo aos exames bioquímicos, o que vai muito além dos valores de referência dos laboratórios. 

Dentro deste contexto, podemos dizer que a Nutrição Funcional é uma ciência que supera a simples contagem de calorias para estabelecer um planejamento alimentar, mas sim modular o metabolismo por meio de nutrientes e fitoquímicos presentes nos alimentos com foco em reestabelecer o equilíbrio e a saúde como vitalidade positiva, ou seja, atingir a saúde integral, “o viver com vida” e não apenas a mera ausência de doenças, de modo que as pessoas realmente possam ser saudáveis e felizes, investindo seu tempo em aproveitar o melhor da vida e não em medicamentos. As prescrições são individualizadas, de acordo com todos os fatores que permeiam a individualidade e não existe “dieta de gaveta”, dieta igual para todo mundo, em sua prática clínica.

Respondido por:

Gisele Haiek, nutricionista pós-graduada em nutrição clínica funcional, especialista em controle higiênico sanitário dos alimentos e em sistemas de gestão integrados

 

Publicidade