A tricologia é uma área/subgrupo da dermatologia responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas relacionados ao cabelo, ao couro cabeludo e até mesmo à barba e pelos.
O tricologista pode solucionar a queda capilar, alopecias (calvície), doenças no couro cabeludo (como seborreia e psoríase), falhas na barba, falta ou excesso de pelo, foliculite, infecções e problemas gerais relacionados à estética capilar, por exemplo, ressecamento, quebras e oleosidade exagerada.
Quando procurar um tricologista?
É indicado procurar um tricologista quando existirem sintomas relacionados ao cabelo, à barba ou aos pelos, por exemplo, queda de cabelo excessiva, afinamento dos fios, caspa persistente, coceira, dor ou inflamação no couro cabeludo, alterações na textura dos fios, falhas ou áreas calvas, crescimento capilar lento ou inexistente.
Qual a diferença entre dermatologia e tricologia?
A principal diferença está na especialização. O dermatologista é especializado em tratar problemas da pele, cabelos, unhas e mucosas. Ele possui uma formação abrangente em dermatologia e, por isso, pode tratar uma diversas condições cutâneas.
Já o tricologista é aquele que se especializou na área dos cabelos e do couro cabeludo. Ele tem um foco nos problemas capilares.
Dr. João Gabriel Nunes, médico tricologista membro da Sociedade Brasileira do Cabelo.
Mingau de quinoa com frutas: a receita perfeita para aquecer seus dias de inverno
Hot Yoga: 5 fatos curiosos sobre a modalidade
5 opções de escalda-pés para relaxar após a folia do Carnaval
Esperma de salmão: conheça o tratamento facial de Jennifer Aniston
Cheesecake de frutas vermelhas: aprenda a receita nutritiva e sem assar