O que faz um pneumologista?
Um pneumologista pode tratar asma, DPOC, bronquite, doenças intersticiais pulmonares, nódulos pulmonares (malignos ou não) e todos os outros diagnósticos que estejam relacionados à saúde do pulmão e às vias aéreas inferiores.
Essa especialidade também pode ajudar o paciente a acabar com o tabagismo e a lidar com possíveis problemas ocupacionais (aqueles desenvolvidos por alguma questão do trabalho).
Na consulta com o pneumologista, é fundamental você explicar qual é o sintoma que você está sentindo, por exemplo, falta de ar e tosse, e contar se, em algum exame, apareceu uma alteração no seu pulmão.
A partir disso, o pneumologista vai investigar o seu histórico, avaliando se você se expõe frequentemente a mofo, poeira ou outras substâncias que podem ser prejudiciais, se você fuma ou já fumou, se já teve exposição ao fumo passivo e outros fatores.
Depois de entender um pouco melhor a sua história e os seus sintomas, o médico vai realizar o exame físico, auscultando o pulmão e vendo como está a sua oxigenação.
Se você já tiver os exames, eles vão ser analisados para determinar quais são os possíveis diagnósticos e o que vai ter que ser feito para tratar. Se não, o pneumologista vai preparar todas as guias para que você realize os exames necessários.
Os principais exames solicitados por essa especialidade incluem o raio-x de tórax, tomografia computadorizada de tórax, provas de função pulmonar e ergoespirometria.
Quando procurar um pneumologista?
Entre os sintomas que podem indicar a necessidade de procurar um pneumologista estão:
- Tosse, seja ela seca, produtiva ou até mesmo com sangue;
- Falta de ar e dificuldade para respirar;
- Chiado no pulmão;
- Rouquidão;
- Sensação de cansaço;
Dra. Juliana Pires, pneumologista. Instagram: @dra.juliana_pires_pneumologia.