BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

O que é a rinoplastia preservadora?

.

Por Dr. Henrique Lopes Arantes
20 abr 2023, 10h30

A rinoplastia preservadora é mais que uma técnica cirúrgica. É um conceito de como operar o nariz tentando preservar ao máximo as estruturas normais de sustentação dele. Portanto, evitamos soltar ligamentos que são importantes para a sustentação da ponta nasal e evita a fratura de ossos nasais que são também importantes na manutenção da continuidade do dorso nasal. Isto é, preservamos os ligamentos da musculatura e a parte óssea para evitar que ocorra alguma complicação.

A principal diferença entre a rinoplastia preservadora e a tradicional é que existe uma manipulação menor nas estruturas nasais, preservando mais os ligamentos e a musculatura e, principalmente, a parte óssea.

Tudo isso são fatores que reduzem o tempo de recuperação, resultados mais naturais e muitas vezes com mais longevidade, uma vez que a manipulação excessiva pode levar à retrações cicatriciais ou alterações de sustentação, resultando numa esqueletização precoce do nariz.

Ela é indicada em todos os casos, no entanto, evitamos fazer a rinoplastia preservadora em narizes que já foram operados e não sabemos o que será encontrado ou em casos que há muitos desvios do septo e do osso nasal.

Continua após a publicidade

Estes são os principais benefícios da rinoplastia preservadora: resultados mais naturais, menor risco de irregularidades no dorso nasal, recuperação mais rápida e menor necessidade de enxertos, consequentemente menos manipulação do nariz.

Respondido por:

Dr. Henrique Lopes Arantes, cirurgião plástico, membro titular da
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e membro internacional da Sociedade
Americana de Cirurgia Plástica (ASPS). Instagram: @drhenriquearantes

Publicidade

Publicidade