Sim, o botox pode ajudar a tratar a enxaqueca. De acordo com um estudo publicado na Plastic and Reconstructive Surgery, a revista médica oficial da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), já existem evidências de que as injeções da substância atua na redução da frequência das crises de dores de cabeça.
O tratamento foi autorizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2011. Na técnica, é utilizada a toxina botulínica em aplicações que são realizadas em diferentes áreas da cabeça e da região cervical (pescoço). Ela age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a contração muscular e, por consequência, a compressão dos nervos sensitivos periféricos. Uma vez que uma das causas da enxaqueca é a compressão dos ramos dos nervos trigêmeo ou occipital, a toxina botulínica impede que isto aconteça.
Trata-se de mais uma alternativa medicamentosa e que deve ser aplicada a cada 3 meses em diversos pontos da cabeça e do pescoço. A resposta é muito individual. Existem pacientes que se beneficiam e outros que não têm boa resposta. Para esses casos, a cirurgia da enxaqueca pode ser melhor indicada.
Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico membro da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA