Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

O lipedema fica localizado apenas nas pernas?

Por Guilherme Jonas
7 set 2025, 08h00
O lipedema fica localizado apenas nas pernas
O lipedema fica localizado apenas nas pernas? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O lipedema é uma condição crônica e progressiva que acomete predominantemente as mulheres. Ela é caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura subcutânea, geralmente simétrico, que afeta especialmente os membros inferiores.

O problema tem bastante relação com fatores hormonais, sendo que seu início é comum durante períodos como puberdade, gravidez ou menopausa.

A causa exata do lipedema ainda não é totalmente compreendida, mas acredita-se que haja uma influência genética importante.

O lipedema fica localizado apenas nas pernas?

O lipedema afeta com mais frequência os membros inferiores, principalmente coxas e pernas. No entanto, também pode comprometer os braços. Geralmente, o tronco e os pés não são acometidos por essa condição.

A desproporção entre o tronco e os membros volumosos é uma característica marcante em casos de lipedema. Quando o problema compromete os braços, a paciente pode ter os mesmos sintomas de dor e sensibilidade aumentada na região.

Continua após a publicidade

Como é feito o tratamento do lipedema?

O tratamento do lipedema deve ser multidisciplinar e individualizado. Apesar de não existir uma cura para essa condição, algumas medidas podem ajudar a controlar os sintomas e a progressão.

Os cuidados para lidar com o  lipedema incluem reeducação alimentar, prática regular de atividades físicas de baixo impacto, drenagem linfática manual e uso de meias de compressão.

Quando o quadro já é mais avançado ou não responde bem ao tratamento conservador, pode ser considerado um tratamento cirúrgico com lipoaspiração especializada.

Continua após a publicidade

Respondido por:

Guilherme Jonas, angiologista e cirurgião vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.