Caspa é a descamação do couro cabeludo. Pode ser caspa simples, onde só ocorre a descamação, sem alterações da coloração ou sensibilidade do couro cabeludo, e pode ser uma caspa associada a alterações do couro cabeludo, como sensibilidade, vermelhidão e até feridas.
Se estivermos falando da caspa simples, as principais causas são: sujeira (cabelos pouco lavados, ou mal lavados), excesso de condicionador que não foi enxaguado adequadamente, uso frequente e contínuo de gel, pomada, creme para pentear em contato com o couro cabeludo, banhos muito quentes e resíduos de produto (como Minoxidil ou outras loções capilares).
A caspa é identificada por meio de escamas ou pontinhos brancos no cabelo que não ficam aderidos. Essas escamas saem com facilidade e, se esfregamos o couro cabeludo, começam a aparecer ainda mais.
Lavar o cabelo todos os dias dá caspa?
Lavar o cabelo não é uma receita e bolo. Não é igual para todo mundo. Basicamente, devemos lavar nosso cabelo o quanto ele precisa ser lavado.
Se o cabelo fica oleoso e suado diariamente, ele deve ser lavado diariamente. Mas se o seu cabelo precisa ser lavado a cada dois dias, então deve-se lavá-lo a cada dois dias.
Para quem está num quadro de caspa intenso, muitas vezes, é indicado fazer lavagem diária com shampoo anticaspa, por um período curto (por exemplo por uma semana) e, depois, voltar para rotina que deixa os fios mais saudáveis.
Dra. Letícia Ambrosano, especialista em transplante capilar.