
Exercícios aeróbicos são atividades que utilizam o oxigênio como principal fonte de energia. São feitos de forma contínua, com duração mais longa, e trabalham grandes grupos musculares em uma intensidade que pode variar de moderada a alta.
Caminhada, corrida, bicicleta, natação, dança, jump, spinning e até pular corda são alguns exemplos bastante comuns.
Quais os benefícios dos exercícios aeróbicos?
Os exercícios aeróbicos promovem melhoras no funcionamento do coração, dos pulmões e do metabolismo. Também ajudam na queima de gordura, contribuem para o controle e a prevenção de diversas doenças, como diabetes, altos níveis de colesterol e hipertensão.
Essas atividades garantem uma melhora do humor, ajudam no combate ao estresse e à ansiedade e colaboram para o aumento da disposição, já que estimulam a liberação de neurotransmissores associados à sensação do bem-estar.
Quais cuidados ter ao incluir exercícios aeróbicos na rotina?
Ao incluir exercícios aeróbicos na rotina, é fundamental respeitar o seu nível atual de condicionamento físico e aumentar a intensidade de forma gradual.
Exagerar na prática de aeróbicos, principalmente sem uma alimentação adequada, pode levar à perda de massa muscular. Por isso, é necessário manter um equilíbrio.
Também é preciso beber bastante água e ter uma boa ingestão de nutrientes no dia a dia para ter energia e sustentar os treinos. O acompanhamento profissional faz toda a diferença para garantir a segurança.
Se surgir qualquer sinal como tontura, dores, cansaço extremo ou outros desconfortos, é importante interromper a prática e buscar ajuda de um especialista.
Anderson Pontes, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.