Os comedões são a obstrução do folículo, seja por sebo, queratina ou células da própria pele. Eles são conhecidos popularmente como “cravos”. Temos os cravos fechados, que são os brancos, e os cravos abertos, que são aqueles pretos. São tratados com sabonete adequado, filtro solar, uso de ácidos leves à noite, limpeza de pele mensal e até mesmo peelings físicos e químicos.
As espinhas são lesões inflamatórias que também ocorrem por obstrução, geralmente, por excesso de oleosidade, células mortas e bactérias. Elas são muito comuns durante a adolescência, mas também podem aparecer mais tardiamente. Problemas hormonais, uso de anabolizantes e uso de polivitamínicos podem favorecer esse problema de pele.
O tratamento das espinhas é determinado de acordo com o grau. Se for uma acne acima de grau III, a gente já prescreve o medicamento oral com isotretinoína, que é conhecido como Roacutan. Agora, se você tem uma acne grau II que é avermelhada e com pústula, remédios antibióticos via oral podem ser utilizados. Já na acne grau I, podem ser usados apenas ativos tópicos durante à noite. E é claro que sempre associando a rotina de skincare adequada.
Dra. Silvia Quaggio, dermatologista. Instagram: @drasilviaquaggio