Como agem os cosméticos com ação imediata?
É importante entender a diferença entre os cosméticos com a ação imediata chamada “efeito Cinderela” e os cosméticos com efeito de ação imediata pela sua permeação na Pele.
Os cosméticos com ação de efeito imediato tipo “efeito Cinderela” apenas tem a função de embelezamento imediato e não terapêutico, quer dizer, não tratam exatamente a Pele. Estes embelezadores imediatos produzem, por exemplo, efeitos liftings que tem curta duração, mas que não causam modificações estruturais na pele. Podemos citar como exemplo: máscaras faciais tensoras ou até mesmo máscaras corporais com este mesmo efeito.
Vamos falar agora dos cosméticos com efeito de ação imediata pela sua permeação profunda na pele, sendo assim, mais potentes com relação aos resultados para tratar a pele de verdade.
Para que estes cosméticos tenham esta ação imediata pela sua permeação, eles precisam ter uma bio nanotecnologia de biomimetismo com a pele. Isso quer dizer que eles serão reconhecidos pela pele como se fizessem parte dela, e somente assim, poderem ser chamados de cosméticos de ação de imediata. Citando alguns exemplos temos o DMAE, que estimula a contração muscular, agindo de forma intensa e cumulativa nos casos de flacidez corporal e facial pela sua permeação natural e imediata nos tecidos.
A Coenzima Q10, biomimética, por ser produzida naturalmente em nosso organismo, quando chega nos tecidos através da pele é imediatamente incorporada a ela. E da mesma forma o Acído Hialurônico envolvido em silanois, estruturas biomiméticas, a pele que leva este hialurônico em alta concentração garantindo uma hidratação profunda, de dentro para fora. Isto é muito importante porque sendo esta penetração imediata age na base da pele refletindo o resultado imediatamente na sua superfície.
LUDMILA BONELLI: Cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle