A corrida pode ser um fator que colabora para o envelhecimento do rosto, porque esta atividade física, além de consumir rapidamente um grande número de calorias, é uma atividade de alto impacto, o que aumenta a flacidez.
Além disso, normalmente os corredores têm uma dieta muito restrita com alguns desequilíbrios de calorias, que podem acabar contribuindo para o envelhecimento precoce.
Alguns atletas costumam praticar a corrida ao ar livre, o deixa a pela bem exposta ao sol, em horários de maior radiação, o que também traz um dano muito grande. Os prejuízos da exposição solar são muitos.
O sol, além de trazer uma quebra das fibras da pele, também traz uma quebra das fibras de colágeno e das fibras elásticas. Ele também pode causar um fotodano, que é como costumamos chamar na dermatologia, um dano causado pela luz, que muitas vezes é irreversível.
A exposição solar acaba causando uma pele sem cor, sem viço e também com fibras de colágeno totalmente quebradas. Além disso, é sempre bom lembrar que toda essa exposição aumenta muito as chances de câncer de pele e de outras doenças. Por isso, muito protetor solar e cremes hidratantes.
Dra. Vivian Simões, dermatologista. Instagram: @vivian_dermato