O vírus HIV pode afetar o sistema gastrointestinal de várias maneiras. O trato gastrointestinal é um local onde o HIV pode se replicar e causar danos significativos, levando a uma série de complicações.
É comum que pacientes com HIV desenvolvem problemas gastrointestinais, como diarreia crônica, náuseas, vômitos, dor abdominal e até apresentem perda de peso. O sistema imunológico enfraquecido fica mais suscetível ao aumento de infecções por outras bactérias ou vírus que normalmente são mais controlados em pessoas com um sistema imunológico saudável.
Além disso, o HIV também pode infectar células no intestino, favorecendo a inflamação crônica e outros danos à mucosa intestinal. Isso pode contribuir para problemas gastrointestinais e também pode ser uma fonte de disseminação contínua do vírus que prejudica a capacidade do corpo de absorver nutrientes adequadamente. Essa situação pode levar a deficiências nutricionais e perda de peso, mesmo quando o paciente se alimenta normalmente.
Os cuidados médicos em paciente com HIV/AIDS precisam ser regulares para monitorar a saúde gastrointestinal e tratar quaisquer complicações que possam surgir e, dessa maneira, preservar o sistema imunológico e diminuir as chances de complicações gastrointestinais mais graves.
Dr. Rodrigo Barbosa, cirurgião digestivo sub-especializado em cirurgia Bariátrica e coloproctologia do corpo clínico dos hospitais Sírio Libanês e Nove de Julho. CEO do Instituto Medicina em Foco e coordenador do canal ‘Medicina em Foco’ no Youtube.