BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como evitar assaduras em bebês?

Pediatra orienta sobre os cuidados necessários para prevenir assaduras em bebês. Confira!

Por Dra. Flávia de Freitas Ribeiro
Atualizado em 7 jun 2024, 12h46 - Publicado em 7 jun 2024, 08h00

Os bebês sofrem com assaduras devido ao excesso de umidade e de substâncias irritantes, que podem ser encontradas, por exemplo, em lenços umedecidos.

Para evitá-las, independente do bebê ter feito ou não as necessidades fisiológicas, é importante trocar a fralda a cada três ou quatro horas e, nesse momento, deixar o bebê por alguns minutos sem a fralda, para permitir que a pele respire e prevenir o excesso de umidade na região.

Além disso, também é fundamental limpar as partes íntimas com algodão e água, deixando de lado os lenços umedecidos. No entanto, quando precisar utilizar esses lenços, o melhor a se fazer é priorizar as opções que sejam livres de álcool e de perfumes, uma vez que esses componentes podem sensibilizar ainda mais a pele.

O tratamento da assadura é baseado na higiene local e na adoção dos cuidados adequados na hora de trocar a fralda do bebê. O uso de antifúngicos e corticoides deve ser orientado por um médico e não deve ser feito por conta própria.

Quando se preocupar com a assadura no bebê?

Quando a assadura apresenta vermelhidão intensa e não se resolve com as pomadas de barreira, é preciso acender um sinal de alerta.

Continua após a publicidade

É necessário avaliar ainda a consistência e a presença de sangue nas fezes, além da ocorrência de feridas no local. Nesses casos, é indispensável procurar um médico para que ele investigue um possível diagnóstico de alergia alimentar, por exemplo, e oriente sobre as medidas mais adequadas para lidar com o quadro.

Respondido por:

Dra. Flávia de Freitas Ribeiro, pediatra. Instagram: @draflaviapediatra

Publicidade
Publicidade