BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como escolher um psicólogo para mim?

.

Por Luana Ganzert
23 nov 2023, 09h34

Para escolher um psicólogo ou profissional que atue com terapia, é fundamental que, inicialmente, você leve em consideração os seguintes aspectos:

1. Reflita sobre suas necessidades: Pense no motivo pelo qual você procura a ajuda de um psicólogo e quais áreas da sua vida você deseja abordar.

2. Peça recomendações: Consulte amigos, familiares ou médicos de confiança para obter recomendações de psicólogos.

3. Pesquise online: Use sites, como o Conselho Federal de Psicologia, para encontrar psicólogos licenciados em sua região. Pesquise sobre formas terapêuticas. Entenda o que é o processo antes de fazer a escolha pelo profissional.

4. Verifique as credenciais: Certifique-se de que o psicólogo seja devidamente licenciado e tenha experiência na área que você precisa.

5. Faça uma entrevista inicial: Entre em contato com alguns psicólogos para discutir suas necessidades, métodos de tratamento e honorários.

Continua após a publicidade

6. Abordagem terapêutica: Converse com o psicólogo sobre sua abordagem terapêutica. Certifique-se de que você está confortável com a metodologia que eles usam.

7. Avalie a relação terapêutica: Na primeira consulta, avalie se você se sente à vontade e confiante com o psicólogo, pois a relação é fundamental para o sucesso da terapia.

8. Discuta custos, horários e localização: Avalie sobre os custos das sessões, opções de pagamento, disponibilidade de horários que se adequem a sua agenda e a localização do consultório do psicólogo.

9. Comprometa-se com o processo: Uma vez que você tenha escolhido um psicólogo, esteja disposto a se comprometer com o processo terapêutico e a trabalhar ativamente em sua saúde mental.

Lembrando que encontrar o psicólogo certo pode levar algum tempo, mas é um passo importante para cuidar da sua saúde mental. Então, não desista caso o primeiro não te ajude a evoluir.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Luana Ganzert, psicóloga especialista em Emoções best-seller do livro “Você Vive ou Sobrevive?”. Instagram: @luanaganzert/@seja.imperfeito

 

 

Publicidade
Publicidade