Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como escolher um psicólogo para mim?

Por Luana Ganzert
23 nov 2023, 09h34
Descubra o que levar em consideração na hora de escolher um psicólogo | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Para escolher um psicólogo ou profissional que atue com terapia, é fundamental que, inicialmente, você leve em consideração os seguintes aspectos:

1. Reflita sobre suas necessidades: Pense no motivo pelo qual você procura a ajuda de um psicólogo e quais áreas da sua vida você deseja abordar.

2. Peça recomendações: Consulte amigos, familiares ou médicos de confiança para obter recomendações de psicólogos.

3. Pesquise online: Use sites, como o Conselho Federal de Psicologia, para encontrar psicólogos licenciados em sua região. Pesquise sobre formas terapêuticas. Entenda o que é o processo antes de fazer a escolha pelo profissional.

4. Verifique as credenciais: Certifique-se de que o psicólogo seja devidamente licenciado e tenha experiência na área que você precisa.

5. Faça uma entrevista inicial: Entre em contato com alguns psicólogos para discutir suas necessidades, métodos de tratamento e honorários.

Continua após a publicidade

6. Abordagem terapêutica: Converse com o psicólogo sobre sua abordagem terapêutica. Certifique-se de que você está confortável com a metodologia que eles usam.

7. Avalie a relação terapêutica: Na primeira consulta, avalie se você se sente à vontade e confiante com o psicólogo, pois a relação é fundamental para o sucesso da terapia.

8. Discuta custos, horários e localização: Avalie sobre os custos das sessões, opções de pagamento, disponibilidade de horários que se adequem a sua agenda e a localização do consultório do psicólogo.

9. Comprometa-se com o processo: Uma vez que você tenha escolhido um psicólogo, esteja disposto a se comprometer com o processo terapêutico e a trabalhar ativamente em sua saúde mental.

Lembrando que encontrar o psicólogo certo pode levar algum tempo, mas é um passo importante para cuidar da sua saúde mental. Então, não desista caso o primeiro não te ajude a evoluir.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Luana Ganzert, psicóloga especialista em Emoções best-seller do livro “Você Vive ou Sobrevive?”. Instagram: @luanaganzert/@seja.imperfeito

 

 

Publicidade