A resposta direta é AUTOCUIDADO. Para encontrar ânimo na menopausa, você precisa se conhecer, se cuidar e se amar.
A menopausa é a fase em que a mulher já não produz os chamados hormônios esteroides, também conhecidos como hormônios sexuais, estrogênio, testosterona e progesterona.
Esses hormônios, principalmente a testosterona e o estrogênio, são grandes responsáveis pela nossa sensação de disposição. Então, com a falta deles, você pode se sentir mesmo sem ânimo.
Como encontrar ânimo na menopausa?
Além da reposição hormonal, que é a forma mais eficaz de reencontrar seu ânimo perdido, existem algumas atitudes que podem te ajudar a ficar mais animada durante esse período, entre elas:
- Alimente-se bem: Coma sempre comida de verdade. Quanto mais cores tem no prato, mais nutrientes você está fornecendo ao seu corpo. Pode ser que, além da alimentação, você também precise de suplementos como vitaminas, minerais e antioxidantes.
- Faça atividade física: Quanto mais parada você fica, mais desânimo sentirá.
- Beba mais água: A desidratação pode deixar a pressão baixa e aumentar a sensação de fadiga e desânimo.
- Durma: Sem um sono reparador, não existe uma pessoa animada pela manhã.
- Faça atividades prazerosas: Nos dias de maior desânimo, ter uma agenda com programas que te alegram vão te dar um up na energia.
- Informe-se: Entender o que se passa com seus hormônios e seu corpo te ajudará a se sentir melhor.
- Cuide-se: O autocuidado é a mola propulsora da autoestima e o antídoto contra a fadiga e a falta de ânimo para a mulher, principalmente na menopausa.
Dra. Maria Clara Martins, médica endocrinologista, metabologista e nutróloga. Instagram: @dramariaclaramartins