Na fase aguda, o inchaço nos joelhos pode ser tratado com crioterapia, ou seja, compressas de gelo durante 20 minutos 3 a 4 vezes por dia, associadas ao uso de anti-inflamatório por um período curto de tempo: 5 a 7 dias. Pode-se associar fisioterapia quando necessário.
O mais importante é diagnosticar a causa do inchaço. Inchaço articular pode ser reflexo de uma entorse que produza um dano agudo à articulação e, então, ela responde com inchaço, que a gente denomina de sinovite.
Ele pode ser resultado de entorse que leva a uma lesão ligamentar, e esse inchaço é uma hemartrose, que é um depósito de sangue na articulação. Ou ele pode ser resultado de inflamações de repetição em doenças degenerativas como artrose, que gera a artrite, que é a inflamação da articulação e leva a inchaço. Ou seja, o tratamento depende muito do diagnóstico.
Na fase aguda, em geral, todos os inchaços você consegue conter com anti-inflamatório, crioterapia (gelo) e eventualmente uma fisioterapia.
Se tem uma artrose, uma doença crônica, você precisa fazer um tipo de acompanhamento. Se é uma doença aguda, uma lesão meniscal, uma lesão da cartilagem, uma entorse simples, provavelmente, você só vai fazer essas primeiras medidas e já vai resolver o problema. Então, as causas mais comuns são as doenças inflamatórias, doenças degenerativas e traumáticas.
Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva. Instagram: @dr.marcos_cortelazo