Sentir coceira no corpo durante a prática de atividades físicas é algo comum que pode ser causado por diferentes motivos. Um deles é o aumento da circulação sanguínea e da temperatura corporal, que gera vasodilatação e estimula terminações nervosas na pele.
Além disso, a transpiração excessiva durante o treino pode provocar irritação na pele, principalmente em pessoas com pele sensível, dermatite atópica ou urticária colinérgica.
O atrito da roupa e de equipamentos contra a pele são outros fatores que podem contribuir para a sensação de coceira no corpo durante o treino.
Como aliviar a coceira durante o treino?
Para aliviar a coceira durante o treino, é recomendado priorizar o uso de roupas leves, respiráveis e adequadas ao tipo de exercício, para diminuir o atrito e garantir a evaporação adequada do suor. Peças com tecnologia “dry fit” são boas opções.
Também é importante hidratar a pele regularmente com cremes, pois isso ajuda a preservar a barreira cutânea e reduzir a sensibilidade.
Realizar aquecimento gradual antes de exercícios intensos possibilidade que o corpo se adapte melhor à elevação de temperatura.
Quando se preocupar com a coceira durante o treino?
Se a coceira for intensa, persistente, acompanhada de lesões visíveis ou acompanhada de sintomas sistêmicos, como falta de ar e inchaço nos lábios ou pálpebras, é preciso se preocupar com a situação.
Quando ela surge de forma recorrente mesmo em treinos leves ou quando houver suspeita de condições cutâneas, também é necessária uma investigação médica.
Dr. Lucas Miranda, dermatologista e fundador da Clínica Lucas Miranda, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.