Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Cannabis medicinal pode auxiliar nas noites mal dormidas?

Por Letícia Mayer
16 fev 2023, 09h48
Menino vestindo camisa verde deitado na cama
 (John-Mark Smith/Pexels)
Continua após publicidade

Embora o sono seja essencial para nossa saúde, sua função biológica não é totalmente compreendida. No entanto, sabemos que ajuda a armazenar memórias, construir imunidade, reparar tecidos, regular o metabolismo, controlar o apetite, processar o aprendizado, entre outros.

Hoje sabemos que todos esses processos são regulados pelo nosso “sistema endocanabinoide”. Nesse contexto, os canabinoides, substâncias derivadas da planta cannabis, têm sido usados – ​​há séculos – para ajudar pessoas a dormir, com registros do século 18 acerca da sua aplicação para esse fim.

Atualmente, existem algumas dezenas de estudos que examinam o sistema endocanabinoide na insônia, e sugerem que há efeitos positivos com a utilização de canabinoides como THC e CBD. O THC induz o sono e reduz o tempo para adormecer.

O CBD (canabidiol) suporta o sono profundo, causando impacto sobre a chamada “arquitetura do sono”, ou seja, a forma como transitamos entre os estágios do sono durante a noite, essencial para seu papel restaurador.

Continua após a publicidade

Na prática, especialmente se associados a hábitos que ajudam a aprimorar o sono, melhores noites são alcançadas quando utilizamos canabinoides, devolvendo qualidade de vida e bem-estar aos portadores de distúrbios do sono.

Respondido por:

Dra. Letícia Mayer, médica geriatra da Clínica Gravital. @clinicagravital

Publicidade