BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Café pode piorar a ansiedade?

Profissional afirma que a sensibilidade à cafeína pode variar entre as pessoas. Saiba mais!

Por Ana Carla Silvares Pompeo de Camargo Aros
14 jul 2024, 08h00

O café é uma bebida conhecida por seu efeito estimulante e que tem como seu principal componente psicoativo a cafeína.

Trata-se de uma bebida muito consumida no mundo todo e, normalmente, há diferenças significativas de qualidade de cafés. Sendo assim, os efeitos do consumo do café podem depender da qualidade e da quantidade dos compostos químicos ingeridos.

A ingestão de 3 a 5 doses diárias de café é considerada um consumo moderado e, de forma geral, parece não colocar em risco a saúde.

No entanto, exagerar no café pode favorecer reações como insônia, ansiedade, tremores, taquicardia, dor de cabeça e náuseas.

Vale lembrar que a sensibilidade à cafeína pode variar entre os indivíduos, sendo que alguns podem apresentar reações mesmo sem o consumo de grandes quantidades dessa bebida.

Continua após a publicidade

Café pode piorar a ansiedade?

Existem estudos que apontam que a ansiedade causada pelo café é mais comum em pessoas naturalmente ansiosas ou que sofrem de transtornos de ansiedade e/ou ataques de pânico.

Portanto, o consumo de café normalmente não é prejudicial, porém, em indivíduos com transtornos de ansiedade ou com outras condições psiquiátricas, a bebida pode sim piorar ainda mais os sintomas.

Respondido por:

Ana Carla Silvares Pompeo de Camargo Aros, professora do curso de psicologia da Universidade de Franca (UNIFRAN)

Publicidade

Publicidade