A prática regular de atividades físicas é um hábito considerado essencial para idosos, trazendo benefícios que vão muito além do bem-estar físico.
Diversos estudos mostram que o exercício melhora a força muscular, evita a sarcopenia, desenvolve a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação e ajuda a prevenir quedas, que representam um grande risco para a terceira idade.
Além disso, manter o corpo em movimento colabora para a manutenção da saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial, melhorando o controle glicêmico e diminuindo o risco de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial.
Os exercícios físicos ainda favorecem a função cognitiva, o humor e a qualidade do sono. O envelhecimento ativo está diretamente relacionado à autonomia e à preservação da independência funcional.
Quais as modalidades mais indicadas para a terceira idade?
As melhores modalidades para idosos são aquelas que levem em consideração objetivos, condições de saúde e preferências individuais. A orientação profissional também faz toda a diferença para garantir que a prática seja segura e eficaz.
Atividades aeróbicas, como dança, caminhadas e hidroginástica, são boas opções para a terceira idade, assim como as de resistência, incluindo musculação, pilates com carga ou treino funcional adaptado. Uma boa ideia é incluir diferentes modalidades no dia a dia.
Simone de Paula Pessoa Lima, médica geriatra da Saúde no Lar. Site: https://saudenolar.com.br/