BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

O que é comer de forma limpa?

.

Por Larissa Serpa
13 out 2021, 09h00

Comer de maneira limpa. Essa é a nova e principal tendência de alimentação vista no último ano, principalmente no contexto da pandemia de Covid-19, em que a dieta ganhou papel fundamental para funcionar como um booster na saúde imunológica, aumentar a longevidade e prevenir doenças.

É difícil, no entanto, definir o que significa comida limpa, porque grupos diferentes podem defini-la de maneiras diferentes.

A conotação mais frequentemente aceita pode ser que comida limpa, também chamada de “comida de verdade” ou comida natural, é qualquer comida que:

COMO SEGUIR UMA “ALIMENTAÇÃO LIMPA”

Uma dieta limpa pode consistir em várias combinações de grupos de alimentos, como grãos inteiros orgânicos, vegetais crus ou levemente cozidos, frutas, nozes, água, ervas e chá verde.

Continua após a publicidade

Na mesa, algumas coisas que podem ser encontradas na mesa dos seguidores do Clean Eating são:

Em contrapartida, há a exclusão de qualquer alimento que contenha ingredientes impronunciáveis em seu rótulo; alimentos preservados artificialmente, com muito açúcar e sal, processados e prontos, sucos de frutas e refrigerantes também não fazem parte desse tipo de plano alimentar.

BENEFÍCIOS DA “ALIMENTAÇÃO LIMPA”

Uma alimentação limpa tem inúmeras vantagens para a saúde geral – é benéfica ao reduzir a quantidade de gordura, sal, açúcar e aditivos químicos nos alimentos. Isso pode ajudar a conter a epidemia de obesidade, diabetes, hipertensão, doenças malignas e demência senil.

Continua após a publicidade

No entanto, comer de forma limpa também tem seu lado sombrio, tornando a alimentação limpa o foco da vida. O diagnóstico emergente de ortorexia nervosa mostra como o conceito de comer “comida de verdade” pode ficar fora de controle nas mãos de uma pessoa que é obsessiva, insegura e tenta ganhar autoestima e controle sobre a vida por meio da adesão estrita às normas criadas por ela mesma. Enfatizar demais esse aspecto da vida pode levar ao estresse, isolamento social, espírito crítico, relacionamentos rompidos e até desnutrição.

Uma adoração tão rígida de certos tipos de alimentos apenas como alimentos puros ou curativos é desnecessária. A alimentação limpa visa a saúde de toda a pessoa, mas é apenas uma parte a ser considerada. Deve ser acompanhado de igual ou mais atenção aos relacionamentos, habilidades pessoais e desenvolvimento de talentos, crescimento emocional e espiritual, busca de hobbies e interesses, e um amor pela vida que abrange o que está legalmente disponível e compatível com o bem de cada um. Isso é fundamental para a saúde, bem-estar e longevidade.

RESPONDIDO POR:

DR. JULIANO BURCKHARDT: Médico Nutrólogo e Cardiologista, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). É membro da American Heart Association e da International Colleges for Advancement of Nutrology. Mestrando pela Universidade Católica Portuguesa, em Portugal, atuou e atua como docente e palestrante nas suas especialidades na graduação e pós-graduação. O médico tem certificação Internacional pela Harvard Medical School, para tratamento da Obesidade. É diretor médico do V’naia Institute. Diretor Científico Brasil da European Academy of Personalized Medicine.

.

Publicidade

Publicidade