Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Tomar água durante as refeições atrapalha a digestão?

Por Angéli Marques Golfetto
1 fev 2023, 08h00
Mulher bebendo água enquanto come
 (Karolina Grabowska/Pexels)
Continua após publicidade

Antes de falar se o consumo de água durante as refeições é ou não benéfico para a saúde, vamos entender um pouco mais, sobre como funciona nossa digestão e o nosso metabolismo.

Você sabia que o nosso organismo produz cerca de 3 litros de suco gástrico ao dia, sendo 1,5 litros somente de saliva?

Ouço muito dos pacientes que comumente tem hábito de ingesta líquida durante as refeições queixas como: sensação de boca seca, dificuldade de engolir o alimento, sede enquanto come, ou mesmo sensação de que, mesmo comendo uma quantidade adequada de alimentos, sente como se não estivessem saciados.

É importante saber que para que ocorra a digestão de qualquer coisa que a gente coma, é necessário um ¨balé enzimático¨, que faz a função de quebrar as moléculas do alimento até sua total absorção.

Quando junto com as refeições, consumirmos água, sucos, chás e até mesmo refrigerantes, essas enzimas sofrem uma alteração de PH, mudando e diminuindo a absorção dos nutrientes, fazendo com que haja inclusive, uma má absorção proteica e até quadros de constipação.

Normalmente, as pessoas que tem hábito de ingerir líquidos nas refeições, são as que esquecem de consumir ao longo do dia, e associam o comer com o beber, fazendo desse momento, o momento da ingesta de água. Isso também prejudica a mastigação, fazendo com que se coma mais rápido.

O estômago tem um tamanho específico, que quando alimentado distende para que caibam os alimentos consumidos. A ingesta líquida faz com que essa distensão seja ainda maior, fazendo com que ao longo do tempo, o estômago aumente de tamanho e o volume gástrico aumentado é o grande causador do ganho de peso.

Continua após a publicidade

Se o líquido escolhido for refrigerante a situação fica ainda pior, porque o PH estomacal é aumentado e para correta digestão, esse PH precisa ser neutro. Em consequência disso, ocorre a formação de gazes, barriga inchada e falta de saciedade.

A dica para quem quer deixar esse hábito de lado é simples e com certeza você já ouviu muito da sua mãe: mastigue devagar!

As enzimas começam a fazer seu trabalho na saliva, então dê tempo para que elas possam exercer a sua função. São elas que vão tirar o sintoma da boca seca, então, não se apresse, como o tempo elas vão retomar a função que, ao empurrar agua na hora das refeições você tirou delas.

Tome um copo de água 10 minutos ante de sentar-se para fazer a refeição. Coma e espere 30 minutos para tomar mais água. Tire os copos e a jarra da mesa. Cuidado com o sal. Comidas muito salgadas provocam a sede. Consuma alimentos ricos em água. Chuchu é uma ótima alternativa.

Se você começar assim, logo terá mais vontade de beber água ao longo do dia e muito em breve não sentirá amis falta alguma da água nas refeições. Você para de atrapalhar seu mecanismo de saciedade e a saúde agradece!

Respondido por:

Angéli Marques Golfetto, nutricionista Universal, Integrativa e Holística. @geli.vidaleve

Continua após a publicidade

 

 

 

 

Publicidade