Água com gás faz mal aos rins?
Existem dois tipos de água com gás: natural, quando já vem gaseificada da fonte, e a artificial, que é a mais comum e é feita a partir da adição de gás carbônico à água.
Quando ingerida em grande quantidade, a água com gás pode causar sensação de distensão abdominal, piora dos sintomas de refluxo gastroesofágico e flatulência.
A água com gás tem o mesmo poder de hidratação da água normal e pode ajudar a aumenta a ingesta em quem tem dificuldade de tomar a água normal. Além disso, pode contribuir para a diminuição do consumo de refrigerantes, contribuindo para a manutenção do peso corporal e a diminuição dos riscos relacionados ao excesso de refrigerante.
Água com gás faz mal aos rins?
Não existe nenhuma comprovação científica de que a água com gás cause qualquer dano aos rins.
O cuidado com a saúde dos rins depende de um estilo de vida saudável, do controle do peso e do tratamento adequado das principais doenças associadas ao surgimento da Doença Renal Crônica, que são a hipertensão arterial e o diabetes.
Para isso, é importante ingerir água o suficiente para manter a urina bem clarinha, ter uma alimentação saudável, fazer exercício físico regularmente, buscar dormir bem e procurar maneiras de lidar com o estresse, com técnicas de relaxamento, por exemplo.
Dra. Mariana Menegusso, nefrologista