Você já ouviu falar em clínica estilo Boutique? O conceito tem se tornado referência para clientes que buscam um atendimento mais eficaz e personalizado e vem na contrapartida das clínicas de “fast beauty”.
BOUTIQUE X FAST BEAUTY
Nos últimos anos, vimos um grande boom de clínicas que oferecem tratamentos estéticos e dermatológicos no estilo franquia.
Talvez isso tenha começado com as clínicas de depilação a laser. Antes feito somente por médicos especializados, o procedimento se popularizou quando diversas franquias de depilação começaram a surgir. De repente, todos poderiam fazer o tratamento sem acompanhamento médico de perto em todas as seções, mas com um auxiliar habilitado para manipular o laser.
O mesmo aconteceu recentemente com a aplicação da toxina botulínica, de bioestimuladores de colágeno, de fios de sustentação e até de tecnologias, como o Emtone ou o CM Slim, com diversas clínicas de “fast beauty” oferecendo os tratamentos.
Se por um lado, isso acaba democratizando o atendimento, com preços mais acessíveis, por outro, o barato pode sair caro, já que essas clínicas costumam usar parâmetros já pré-estabelecidos nas máquinas ou na aplicação, criando um tratamento único para todas as pessoas — mas o resultado não funciona por igual para todo mundo.
VANTAGENS DAS CLÍNICAS BOUTIQUES
“Tudo que é personalizado é melhor para o paciente. Mesmo que um médico veja o paciente previamente e determine um protocolo pra ele, no momento da aplicação a resposta é diferente do pré planejado. Em um tratamento a laser, por exemplo, são diversas ponteiras e diversos parâmetros. Então são muito mais comuns essas alterações acontecerem no momento da aplicação. Só que o auxiliar que está lá só para aplicar, não tem a habilitação para fazer essa mudança, então ele só segue o parâmetro.
Existem parâmetros que são de segurança, no entanto, algum pacientes respondem diferente. No momento que eu, médica, estou fazendo o tratamento, eu tenho maior liberdade de alterar os parâmetros para melhores resultados”, explica a médica especialista em Cosmetologia e diretora da clínica homônima, Cláudia Merlo.
Na clínica Cláudia Merlo, por exemplo, os pacientes são atendidos sempre pela própria médica e isso acaba dando melhores resultados, já que o tratamento é adaptado na hora, dependendo da resposta de cada paciente.
Mas se o resultado é tão melhor, por que todas as clínicas não seguem esse atendimento de estilo boutique?
“Existem clínicas que fazem diversos atendimentos ao longo do dia. Em nossa clínica, para ter o atendimento personalizado, oferecemos um atendimento com tempo prolongado, dando maior atenção aos pacientes”, explica Cláudia. Ou seja, cada atendimento acaba tomando mais tempo.
Além disso, clínicas “fast beauty” não costumam fazer uma análise do tecido como um todo. Se a paciente quer algo que dê firmeza ao músculo, por exemplo, é só marcar e fazer o procedimento,
“No atendimento personalizado, eu analiso os 3 tecidos do corpo: músculos, gordura e pele. Às vezes, a paciente pode pensar que o problema é em um deles quando na verdade é em outro. É preciso descobrir da onde vem aquele problema para poder ‘atacar’ da forma correta. E isso é algo totalmente personalizado. Tem gente que tem a pele ok, o músculo bom e gordura sobressalente. Tem gente que não tem gordura mas tem músculo flácido… Apenas fazendo a análise personalizada e direcionando o tratamento, a pessoa vai ver resultados satisfatórios.”
ATENDIMENTO BOUTIQUE NA PRÁTICA
Como editora de um veículo fitness, eu já fiz diversos tratamentos de teste para contar para vocês os resultados. Um desses testes, por exemplo, foi com o CM Slim, máquina que estimula o músculo a fazer até 20 mil contrações em uma sessão, equivalendo a um treino localizado de 1 hora, em 20 minutos.
Eu já havia testado e gostado do resultado da máquina quando fiz em outros lugares, mas após fazer na Clínica Cláudia Merlo, eu mesma comentei com a doutora a diferença de resultados. “É que você provavelmente fez em clínicas que seguiram o protocolo pré-programado da máquina. Quando o profissional que faz consegue fazer o atendimento personalizado e ajustar à resposta do seu corpo, o resultado superior é visível”, ela me explicou na hora.
E isso não vale só para o tratamento em si mas para essa análise 360, como Cláudia explicou.
Eu cheguei ao consultório incomodada com gordura localizada na barriga mas logo Cláudia me mostrou: meu problema é também muscular. O tratamento feito teve como alvo esses dois tecidos e, só assim, eu vi o que eu achava que era só gordurinha acumulada na barriga mas na verdade era músculo flácido, finalmente sumir.
Sem o atendimento em uma clínica boutique, é provável que eu apenas fizesse o tratamento para a gordura e ainda assim, não visse a barriga ficar “durinha”, pois eu não teria alguém para me direcionar corretamente e adaptar o tratamento que eu procurei ao que realmente me era indicado.