Não há como negar que, no mundo dos ingredientes para a pele, os retinóides reinam supremos. Esse grupo de derivados da vitamina A — do qual o retinol é uma versão que você pode comprar sem receita — é amado pelos dermatologistas por sua capacidade de fornecer uma lista de benefícios para a pele, incluindo incentivar a produção de colágeno. Para algumas pessoas, no entanto, existem também alguns fatores maléficos dos retinóides, incluindo irritação, vermelhidão e ressecamento. A boa notícia é que você tem outras opções: alternativas ao retinol que são naturais e não causam esses problemas na maioria das pessoas.
7 ALTERNATIVAS AO RETINOL
1Bakuchiol
É talvez a alternativa mais conhecida e bem estudada, com resultados mais semelhantes ao retinol. Ele vem das folhas e sementes da planta babchi e, embora não seja um derivado da vitamina A, funciona de maneira semelhante ao trabalhar nas mesmas vias do retinol quando se trata de estimular a produção de colágeno e elastina.
A principal vantagem do bakuchiol sobre o retinol é que ele é mais adequado para tipos de pele sensíveis.
Em um estudo comparativo entre os dois, ambos os ingredientes demonstraram melhorar rugas, pigmentação, elasticidade e firmeza da pele — mas o bakuchiol foi melhor tolerado. Além disso, como não é um derivado da vitamina A, as pessoas que estão grávidas ou amamentando podem usá-lo.
2Óleo de rosa mosqueta
O óleo de rosa mosqueta contém pequenas quantidades de ácido retinóico. Nesse ponto, ele é excelente para regenerar a pele, aumentar a produção de colágeno e restaurar o brilho da pele opaca.
E, embora não haja pesquisas comparando-o ao retinol, por ser rico em ácidos graxos essenciais para manter uma barreira cutânea saudável, o óleo de rosa mosqueta também pode ajudar a melhorar os sinais visíveis de envelhecimento, evitando a perda de umidade.
Veja aqui como usar o óleo de rosa mosqueta na pele, cabelo e unhas
3Rambutão
Há uma boa quantidade de informações na Internet comparando o rambutan, uma fruta tropical, ao retinol, embora não haja bons dados científicos para apoiar as alegações de que melhora a produção de colágeno ou elastina (apenas um estudo realizado em camundongos e um pequeno estudo patrocinado pela indústria que não produziu resultados dignos de nota.)
Ainda assim, o rambutão pode ter sólidos efeitos antienvelhecimento na pele devido ao seu alto teor de antioxidantes.
4Óleo de semente de cenoura
Derivado das sementes de cenoura selvagem, ele é rico em beta-caroteno, um precursor da vitamina A que a ciência mostra que pode ajudar na regeneração celular.
Além disso, também é rico em antioxidantes (vitaminas C e E, bem como vitamina A, que pode ser convertida em retinol na pele) e um estudo recente descobriu que ele é eficaz para o rejuvenescimento da pele.
5Óleo de espinheiro marítimo
A polpa das bagas de espinheiro marítimo é um concentrado nutricional rico em vitaminas, minerais e nutrientes. Mais especificamente, o óleo de espinheiro marítimo é frequentemente usado em cuidados com a pele, principalmente por sua alta concentração de antioxidantes, incluindo carotenos, vitaminas E e C e flavonoides. Também é rico em ácidos graxos essenciais, tornando-o um ingrediente excepcionalmente nutritivo.
Alguns estudos mostram que o óleo de espinheiro marítimo promove a produção de colágeno e é útil na cicatrização de feridas.
6Ácido Azelaico
Ele ocorre naturalmente em grãos como trigo, cevada e centeio e também é criado em nossa pele naturalmente por uma levedura que faz parte de nossa flora normal da pele.
Embora não haja pesquisas comparando-o diretamente ao retinol, há muita sobreposição entre os benefícios dos dois ingredientes. Por exemplo, o ácido azeláico também é um ingrediente escolhido para combater a acne: ele mata as bactérias que infectam os poros, diminui a inflamação e a vermelhidão, esfolia e diminui a produção de queratina, uma substância natural que pode levar a poros entupidos.
Ele é um pouco diferente dos outros ingredientes desta lista pois não é um ingrediente derivado de plantas, mas sim uma forma de vitamina B-3.
A niacinamida oferece muitos dos mesmos benefícios do retinol, como reduzir a inflamação, aumentar a produção de colágeno, tratar a acne e diminuir a hiperpigmentação.
Onde os dois diferem é quando se trata de hidratação: enquanto o retinol resseca, a niacinamida ajuda a manter a hidratação da pele.