Continua após publicidade

Vitamina C pode manchar a pele? Especialista desvenda

Saiba mais sobre os benefícios desse ativo para a saúde e aparência da pele

Por Juliany Rodrigues
11 abr 2024, 14h00
vitamina C pode manchar a pele
Já ouviu por aí que a vitamina C pode manchar a pele? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Alguns ativos de skincare podem favorecer o surgimento de manchas e vermelhidões na pele quando exposta ao sol sem a devida proteção. No entanto, a vitamina C não é um deles, segundo o Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetoologia e CEO da ADA TINA. Entenda a seguir!

Vitamina C pode causar manchas na pele?

A vitamina C não é fotossensibilizante, ou seja, ela não aumenta a sensibilidade da pele à luz solar. “Existe uma crença comum de que a vitamina C pode causar manchas na pele, mas, na realidade, sua aplicação correta pode ter o efeito oposto“, conta.

O Dr. Maurizio explica que os produtos com vitamina C oferecem uma camada adicional de proteção contra os danos causados pelos raios UV, complementando o uso regular do filtro solar. “Esses cosméticos são ótimos para prevenir o surgimento de novas manchas, preservando a saúde da pele a longo prazo”, diz.

Continua após a publicidade

Isso significa que a vitamina C pode ser considerada uma grande aliada para tratar manchas e uniformizar o tom da pele. “Ao escolher cosméticos com vitamina C e combiná-los com a aplicação correta de protetor solar, você pode desfrutar dos benefícios clarificadores e protetores desse poderoso antioxidante“, completa o especialista.

Vale ressaltar que a vitamina C não substitui o protetor solar, ela apenas ajuda a melhorar a eficácia dele.

Outros benefícios da vitamina C

Além de auxiliar na proteção solar e no clareamento de manchas, a vitamina C combate os efeitos negativos dos radicais livres, evita o envelhecimento precoceprevine rugas e linhas finas. Além disso, ela é capaz de colaborar para o estímulo do colágeno, uma proteína indispensável para manter a pele elástica e firme.

Continua após a publicidade

Pupo ainda reforça que a substância tem ação anti-inflamatória, o que ajuda lidar com irritações e vermelhidões, e favorece a cicatrização, acelerando o processo de recuperação de feridas e lesões cutâneas.

A hidratação é outro benefício garantido pela vitamina C, que pode deixar a pele mais macia, suave e viçosa.

Publicidade