Vitamina B12 para a pele: conheça os benefícios
O uso tópico da vitamina B12 pode auxiliar no tratamento de algumas condições dermatológicas. Saiba mais!
No organismo, a vitamina B12 desempenha uma série de funções importantes, entre eles, o combate da anemia e a melhora do sistema nervoso e do funcionamento da memória. Já na área da estética, ela é muito indicada para o fortalecimento de unhas e cabelos. Mas, além disso, estudos já mostram que esse nutriente, quando usado de forma tópica, pode entregar resultados positivos para a saúde da pele.
Esses estudos já são feitos há anos e, em 2009, na pesquisa “Evaluation of topical vitamin B(12) for the treatment of childhood eczema” (Avaliação da vitamina B12 tópica para o tratamento do eczema infantil), já havia sido concluído que seu uso era uma excelente opção de tratamento para dermatite atópica. Os efeitos foram visíveis com apenas duas semanas de testes no tratamento de eczema.
Já outra pesquisa apontou os benefícios do uso tópico da vitamina B12 para lidar com sintomas do couro cabeludo seco, que pode levar à irritação na região e até mesmo ao surgimento de outros problemas capilares.
Os estudos destacaram que, aqueles que usaram um composto de vitamina B12, com extratos probióticos, mel e cúrcuma, de 2 a 3 vezes por semana, tiveram uma redução significativa da coceira, do ressecamento, da irritabilidade e da descamação no couro cabeludo.
E, com tantos estudos sobre os benefícios da vitamina B12 para uso tópico, deu-se a descoberta de seu uso para dermocosméticos, realidade já existente no mercado brasileiro.
“De acordo com diversos estudos ao longo dos anos, a deficiência de vitamina B12 no organismo pode causar diversos problemas de pele, principalmente a dermatite atópica. E, ao ser utilizada em dermocosméticos com uso tópico, esse nutriente é capaz de controlar e reduzir as inflamações da pele que causam coceiras, vermelhidão e ressecamento, por exemplo”, explica o Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico, professor especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA.
BENEFÍCIOS DA VITAMINA B12 PARA A PELE
Segundo o farmacêutico, atualmente, sabemos que um dermocosmético enriquecido com esse nutriente é capaz de trazer diversos benefícios, entre eles:
- Tratamento e proteção da barreira cutânea contra danos causados por condições inflamatórias (coceira, vermelhidão, pele rachada, etc);
- Alívio de sensibilidade na pele;
- Recuperação e regeneração celular;
- Regulação da produção de pigmentos (prevenção de manchas escuras, principalmente, em decorrência de processos inflamatórios da pele);
- Hidratação, viço e maciez;
- Ação calmante.
“O nutriente reduz em mais de 90% a irritação e coceira da pele, além de melhorar em mais de 60% a cicatrização e marcas de cicatrizes. Além disso, a vitamina B12 também age como um corticoide-like, ou seja, um grande alívio para dermatite atópica e psoríase, e com nenhum efeito colateral”, acrescenta.
PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE BENEFICIADAS PELO USO TÓPICO DA VITAMINA B12
•
Dermatite atópica
A dermatite atópica, também chamada de eczema atópico, é um dos tipos mais comuns de dermatite. Ela é caracterizada pela inflamação na pele, provocando coceira e lesões avermelhadas.
Esse processo inflamatório é hereditário e costuma se manifestar entre indivíduos de uma mesma familia. As áreas do corpo mais acometidas são o rosto, os joelhos e os cotovelos.
Quando não tratadas adequadamente, as lesões podem apresentar vesículas e escoriações, as quais podem servir como porta de entrada para bactérias, contribuindo para o surgimento de complicações mais sérias.
Psoríase
É uma doença crônica que pode causar lesões avermelhadas com descamação, que aparecem, principalmente, nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Apesar de ser mais comum em adultos, ela também pode se manifestar durante a infância.
Por ser uma condição autoimune cíclica, seus sintomas reaparecem periodicamente. Quando não tratada ou em casos mais graves, o desconforto gerado pela psoríase pode impactar significativamente na qualidade de vida do paciente.
Rosácea
É uma inflamação crônica da pele que tem mais incidência na região central do rosto, sendo muito comum nas bochechas, nariz, queixo e testa. Ela causa uma vermelhidão que também pode desencadear coceira e ardor.
A rosácea costuma atingir mais as mulheres, porém, são os homens que tendem a desenvolver as formas mais graves da doença, quando há o surgimento de nódulos inflamatórios (ocorridos, geralmente, no nariz).
Como ainda não existe uma cura para esses problemas dermatológicos, o tratamento deles consiste no alívio dos sintomas e na adoção de cuidados para prevenir a evolução dos quadros.
“Com a descoberta dos benefícios da vitamina B12 no uso tópico para melhora das condições inflamatórias da pele, acredito que este seja um grande passo na melhora da qualidade de vida de todos que sofrem com essas enfermidades, já que a ação do nutriente promove efeito imediato e sem efeitos colaterais”, conclui Dr. Maurizio.