Continua após publicidade

O que não pode faltar na sua rotina de skincare para os olhos

A região dos olhos, de pele mais fina e sensível, exige cuidados básicos, mas vitais para evitar o envelhecimento precoce

Por Marcela De Mingo
16 set 2022, 08h00
skincare área dos olhos
 (Yan Krukov / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma coisa é certa: é bastante comum esquecermos da região dos olhos durante a rotina de skincare. Porém, se a ideia é manter a pele do rosto saudável e combater o envelhecimento precoce e até o surgimento de rugas e linhas de expressão, então, é essencial incluir essa área no processo, né? 

A área dos olhos tem uma pele mais fina, logo, que está mais exposta ao envelhecimento quando em contato com os raios solares – por isso, gera flacidez aparente mais rapidamente do que o restante do rosto. 

“A maior dificuldade das pessoas em cuidar desta área é exatamente esquecê-la porque, em várias vezes, orientamos os pacientes a aplicar o filtro solar até na região das pálpebras”, explica a dermatologista Dra. Mariana Rita Fernandes.

Ao mesmo tempo, por ser uma região mais sensível, é comum os protetores solares comuns gerarem desconfortos ou alergias – por isso, o ideal é consultar um dermatologista para encontrar o produto mais adequado e manter a área protegida. 

SKINCARE DA ÁREA DOS OLHOS: O QUE NÃO PODE FALTAR? 

Continua após a publicidade

Assim como para o restante do rosto, os passos que não podem faltar na sua rotina de cuidado com os olhos são: 

  • Limpeza correta: tirar toda a maquiagem é vital para a saúde da área
  • Hidratação: com cremes específicos e que nutram a região
  • Proteção: aplicar o protetor solar todos os dias, inclusive nas pálpebras

“Nessa área, o skincare deve ter um creme de óleos hidratantes com propriedades que ajudam a melhorar bolsas e as olheiras mais escuras formadas pela melanina”, continua a médica. “Existem produtos específicos para a área dos olhos, de acordo com cada tipo de queixa – seja para ressecamento, para uma olheira mais pigmentada ou para uma olheira com fotoenvelhecimento como rugas e bolsas aparentes. Estes cremes podem ser aplicados à noite, na pálpebra superior e na inferior, e durante o dia, caso não possuam nenhum componente sensível ao sol.”

Falando especificamente sobre os princípios ativos mais indicados para os olhos, temos o queridinho de todas as mulheres, a vitamina C, com retinol, que possui ação nas rugas finas. Produtos com ácido hialurônico mantém a hidratação local por mais tempo, o que significa que esses também são boas escolhas para o skincare diário. 

LIMPEZA E PROTEÇÃO: PASSOS ESSENCIAIS

Continua após a publicidade

Dois pontos que valem o destaque na rotina de skincare são a limpeza e a fotoproteção. Retirar corretamente a maquiagem dos olhos é essencial para que a área se mantenha saudável, afinal, acumula muitas impurezas e, por ser próxima aos olhos, pode propiciar infecções e entrada de bactérias perto dos cílios. 

“É de extrema importância fazer uma limpeza adequada para que não reste nenhum resíduo na pele e para que ela consiga absorver os produtos de skincare”, diz a Dra. Mariana Rita. 

O mesmo vale para o uso do protetor solar. Apesar de parecer contraintuitivo, aplicar esse produto na área, tanto nas pálpebras superiores, quanto nas inferiores, é muito importante, já que é uma região mais sensível, com pele mais fina e muito exposta ao fotoenvelhecimento. 

Publicidade