A lipodistrofia ginóide, mais conhecida como celulite, costuma incomodar algumas pessoas, principalmente as mulheres. Isso porque ela é caracterizada por uma aparência de “casca de laranja” na pele – os famosos furinhos, que podem surgir em várias partes do corpo, incluindo bumbum, coxas e abdômen. E, quando falamos sobre eliminar ou amenizar essa alteração, algumas dúvidas acabam sendo bastante comuns, entre elas: cremes realmente podem ajudar? usar roupa apertada dá celulite? A Dra. Viviane Scarpa, médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, esclarece os principais pontos. Confira:
1Roupa apertada dá celulite
Mito
A roupa apertada não é a causa direta da celulite, porém, se usada frequentemente, ela pode sim colaborar para a piora do quadro, pois provoca uma compressão que prejudica a circulação e, com isso, acaba gerando uma retenção de líquido no local, aumentando as chances da formação de edemas e inflamações.
Água com gás causa celulite
Mito
O gás por si só não tem o poder de agravar o aspecto da pele. Segundo a dermatologista, o que pode contribuir para o aparecimento de celulites ou para a piora das já existentes são os alimentos ricos em açúcar e sódio, como refrigerantes.
Consumo de álcool causa celulite
Verdade
Por ser uma bebida calórica, o álcool pode levar ao acúmulo de gordura localizada e, como consequência, o aspecto da celulite pode ser acentuado. Portanto, se você deseja melhorar essa alteração, o ideal é evitá-lo.
Somente pessoas acima do peso têm celulite
Mito
Ainda que a celulite seja mais comum em pessoas acima do peso, pessoas magras podem ter celulite. Isso se deve à predisposição genética e multifatorial presente nas causas da condição.
Cremes firmadores podem melhorar a aparência da celulite.
Verdade
A dermatologista ressalta que apesar dos cremes não conseguirem penetrar nas camadas mais profundas da pele, eles realmente podem ser de grande ajuda para lidar com as celulites, especialmente aqueles formulados com ativos firmadores e drenantes.
Além disso, o ato de massagear a região diariamente durante a aplicação do produto também auxilia na drenagem local.”Lembrando sempre que, enquanto se usa o creme, a pele melhora, mas, se parar de usar, ela volta ao aspecto inicial”, destaca.
Entenda os graus da celulite
- Grau 1: Quando as ondulações são visíveis apenas quando a pele é comprimida;
- Grau 2: Quando já é possível percebê-las sem a compressão;
- Grau 3: Quando há a presença de nódulos e ondulações claramente perceptíveis;
- Grau 4: Quando há vários nódulos, aspecto endurecido da pele e inchaço local.
Cuidados em casa para tratar a celulite
“Manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, beber a quantidade de água diária ideal para seu peso (peso kg x 35 = quantidade de ml de água que você deve ingerir) e o uso de cremes com ativos firmadores e drenantes sempre aplicados com massagem após o banho são medidas importantes para quem quer melhorar a celulite“, elenca a Dra. Viviane.
Para situações mais graves ou para pacientes que procuram por um procedimento feito por especialista, a dermatologista recomenda técnicas como subcisão, bioestimuladores de colágeno, radiofrequência, infravermelho e ondas de choque. “Esses métodos são muito utilizados e, se bem indicados, garantem ótimos resultados”, assegura ela.