Continua após publicidade

Rinoplastia e rinomodelação: entenda as diferenças entre os procedimentos

Enquanto o resultado da rinoplastia é permanente, o da rinomodelação é temporário

Por Juliany Rodrigues
28 nov 2022, 09h45
Mulher apertando o nariz
 (Ivan Samkov/Pexels)
Continua após publicidade

Ao se sentirem insatisfeitas com o formato do nariz, muitas pessoas acabam recorrendo à cirurgia plástica e pensam logo na rinoplastia. Entretanto, existe outra forma de modificar a aparência do nariz: a rinomodelação.

É comum acreditar que os dois termos se referem à mesma coisa, porém, na verdade, os dois procedimentos são diferentes, uma vez que o resultado da rinoplastia é permanente e o da rinomodelação é temporário. Além disso, há outros aspectos nos quais a rinoplastia e a rinomodelação se distinguem.

O Dr. Guilherme Scheibel, médico especializado em otorrinolaringologia com foco em rinoplastia, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial, explica o que é cada um dos procedimentos.

RINOPLASTIA

De acordo com o Dr. Guilherme Scheibel, a rinoplastia consiste em uma intervenção cirúrgica que realiza correções no nariz com o objetivo de melhorar tanto a estética quanto a parte funcional.

“Ela pode corrigir desvio de septo, problemas de fragilidade nas narinas, reduzir o tamanho dos cornetos nasais e outras condições que podem bloquear a entrada de ar e causar/piorar crises de sinusite, rinite, alergias, ronco e apneia do sono (ou seja, melhora o sono). Esteticamente, interfere diretamente no emocional, pois o equilíbrio estético melhora a autoestima“, diz.

Indicada para pessoas que desejam obter uma melhora estética ou funcional do nariz, a rinoplastia pode ser feita até mesmo em indivíduos que já fizeram esse procedimento antes e ficaram insatisfeitos com o resultado, segundo o médico.

Continua após a publicidade

No caso de pessoas mais jovens, é preciso se atentar ao crescimento dos ossos. “Qualquer pessoa pode realizá-la, desde que esteja bem de saúde. Aos mais jovens, é somente necessário que seus ossos já tenham parado de crescer, algo que é confirmado com um raio-x de idade óssea e comumente acontece após 3 anos da menstruação em meninas e após os 17 anos em meninos”, destaca ele.

De forma geral, a rinoplastia é uma cirurgia segura e não apresenta grandes chances de acontecerem complicações severas. Entretanto, o médico cita que há a possibilidade de acontecerem infecções no nariz, formação de abscessos e necrose de pele.

“Entre as complicações mais graves e mais raras, há a necrose de pele, que é muito rara em rinoplastias feitas por cirurgiões experientes, a infecção do nariz após o procedimento, que normalmente é controlada de forma adequada com uso de antibióticos. Também existem casos que precisam da drenagem cirúrgica, caso tenha se formado um abscesso”, inicia.

Continua após a publicidade

“Um dos problemas mais comuns acontece por conta da estruturação inadequada do nariz, ou seja, utilização de pouco enxerto ou enxerto mal fixado em procedimentos anteriores, ocasionando queda da ponta nasal e perda da estrutura lateral das narinas, podendo causar um problema respiratório”, acrescenta.

RINOMODELAÇÃO

Para conferir volume para determinadas partes do nariz e melhorar o seu formato, a rinomodelação utiliza o ácido hialurônico.”Vale lembrar que a rinomodelação tem resultado temporário e que ela não resolve algum problema no nariz”, ressalta o Dr. Guilherme Scheibel.

Continua após a publicidade

Ao contrário da rinoplastia, que é uma intervenção cirúrgica e permanente, a rinomodelação é um procedimento não-cirúrgico e temporário em que são usados preenchedores para alterar a estrutura do nariz.

“Normalmente, é feita na área próxima aos olhos para disfarçar o dorso do nariz alto e para projetar e levantar a ponta, mas sua limitação é que só é possível fazer aumento de volume e não a redução”, esclarece o médico.

Segundo o médico, a rinomodelação é indicada para aquele indivíduo que não quer passar por uma cirurgia ou está inseguro para realizar a rinoplastia, ainda que tenha indicação para isso. “Ela não corrige pontas volumosas e pode causar alterações permanentes de pele e partes moles, podendo prejudicar uma futura rinoplastia”, comenta.

Continua após a publicidade

Em relação às complicações da rinomodelação, o especialista destaca que, quando acontecem, costumam ser mais severas do que a de uma rinoplastia. “Quando feita de forma errônea, pode causar necrose de pele com muito mais frequência que a cirurgia da rinoplastia”, relata ele.

Em certos casos, a rinoplastia pode melhorar a respiração. A rinomodelação também pode fazer isso, contudo, apenas de forma temporária. “Em algumas situações, a elevação da ponta nasal na rinomodelação pode levar a uma melhora na respiração, no entanto, é um procedimento temporário, que não resolverá realmente esse problema”, conclui o otorrinolaringologista.

Publicidade