Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como escolher um profissional adequado para fazer a rinoplastia?

Além de ter uma função estética, a rinoplastia pode ser indicada para indivíduos que buscam uma melhora na respiração

Por Juliany Rodrigues
29 nov 2022, 10h41 • Atualizado em 21 out 2024, 16h31
Close up na boca e no nariz de mulher branca
 (Tima Miroshnichenko/Pexels)
Continua após publicidade
  • A insatisfação com a aparência do nariz faz com que muitas pessoas busquem por profissionais para fazer a rinoplastia, cirurgia plástica que faz modificações na estrutura nasal.

    Porém, a rinoplastia não é destinada apenas para quem se preocupa com a estética do nariz, pois, em alguns casos, ela é indicada para o tratamento da função respiratória.

    Considerada como uma das cirurgias plásticas mais complexas, a rinoplastia deve ser feita por profissionais preparados adequadamente para realizar o procedimento cirúrgico, de acordo com o Dr. Guilherme Scheibel, médico especializado em otorrinolaringologia com foco em rinoplastia, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial, diretor-chefe do Instituto Scheibel e fundador do curso de rinoplastia Virtual Fellow.

    Siga

    “Os profissionais habilitados legalmente para realizar a rinoplastia são somente cirurgiões otorrinolaringologistas e cirurgiões plásticos”, destaca ele.

    Segundo o médico, a escolha do profissional que fará a cirurgia plástica está diretamente associada ao resultado obtido com o procedimento.

    Continua após a publicidade

    “A escolha do profissional é uma das partes mais importantes do processo da rinoplastia, pois, ao contrário do que muitos pensam, essa é uma das cirurgias mais complexas no universo de cirurgias plásticas, não somente pela sua riqueza de estruturas anatômicas, mas também pelo nariz ser um ponto central na face e ser responsável pela respiração”, inicia ele.

    “Para que um profissional se torne expert em rinoplastia, são necessários anos de treinamento e milhares de cirurgias, pois após muitos erros e acertos são esses profissionais que conseguem minimizar os riscos e, também, entregar um resultado muito mais satisfatório”, acrescenta.

    Diante disso, o Dr. Guilherme Scheibel dá cinco dicas para evitar problemas na hora de decidir o profissional responsável pela rinoplastia.

    Continua após a publicidade

    CONHEÇA O PROFISSIONAL
    “Conheça a rotina do profissional por meio das redes sociais, idealmente escolha um profissional que se dedique exclusivamente à rinoplastia e busque por resultados de outras rinoplastias”.

    PESQUISE
    “Pesquise pacientes que já operaram com o cirurgião para ter opiniões na prática, de quem realmente conhece o profissional”.

    ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS
    “Tire suas dúvidas, veja se o cirurgião já tem um bom número de casos operados e anos de experiência”.

    Continua após a publicidade

    CONSULTE A CERTIFICAÇÃO MÉDICA
    “Faça uma busca das certificações médicas para confirmar se ele realmente é médico otorrinolaringologista ou cirurgião plástico. Essa consulta pode ser feita no site https://www.portal.cfm.org.br/busca-medicos”.

    AVALIE OS RESULTADOS DO PROFISSIONAL
    “Mais do que conhecer os resultados cirúrgicos do profissional, conheça bastante o seu trabalho para entender se os resultados te agradam, pois, cada profissional tem um estilo próprio”.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.