Continua após publicidade

4 substâncias que auxiliam no rejuvenescimento da pele

Existem substâncias que realmente podem contribuir para o rejuvenescimento da pele. Confira!

Por Juliany Rodrigues
14 nov 2022, 09h00
Mulher se olhando no espelho com toalha no cabelo e mão no rosto
 (Andrea Piacquadio/Pexels)
Continua após publicidade

Hidratar e proteger a pele é fundamental para mantê-la saudável. No mercado, existem diversos ativos que realmente funcionam, são bons e podem ser indicados para mais de um tipo de tratamento. Segundo a Dra. Mônica Aribi, dermatologista sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia, o ácido retinoico é uma das substâncias que podem contribuir para o rejuvenescimento da pele.

“Por exemplo, o ácido retinoico é indicado para melhorar a renovação celular, mas isso ajuda a ‘eliminar’ as células manchadas da superfície. Por esse efeito de renovação, ele pode ser usado em associação a outras substâncias clareadoras com o benefício de trazer à superfície células sem manchas”, explica.

VITAMINA C 

A Vitamina C, quando atua como um antioxidante, funciona como uma defensora da pele, contribuindo para neutralizar os radicais livres. “Ela uniformiza o tom de pele e tem ações importantes no clareamento, como inibir a atividade da enzima tirosinase, responsável pela síntese de melanina”, afirma Mônica. A dermatologista também alerta para a importância de contar com a ajuda de um profissional para escolher produtos. “Dessa forma, prefira produtos orientados pelo médico”, diz. 

Continua após a publicidade

O Dr. Daniel Cassiano, dermatologista da Clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia acrescenta informações a respeito da utilização de dermocosméticos que possuam a Vitamina C entre seus ativos. “Anteriormente ao uso do fotoprotetor, é possível aplicar um produto com Vitamina C. Esse ingrediente aumenta a proteção da pele contra a radiação UV e tem ação contrária à imunossupressão causada por essa radiação. Também é conhecida pelo seu efeito anti-inflamatório”, declara.

“Prefira as fórmulas que visam manter a estabilidade da vitamina, já que o composto é quimicamente instável, perde rapidamente suas propriedades em contato com a luz, o oxigênio e o calor”, completa a Dra. Mônica.

Em relação ao efeito clareador, a Vitamina C pode ser potencializada pelo booster SuperOx-C. “Ele é um ativo botânico extraído da mais rica fonte de vitamina C do mundo, uma superfruta australiana, Kakadu plum (ameixa australiana), que além de atuar no estímulo do transportador da vitamina C nas camadas da pele para ajudar a clarear, ainda promove luminosidade cutânea, reduz o fator angiogênico (vermelhidão) e melhora a uniformidade do tom da pele”, esclarece Patrícia França, farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Continua após a publicidade

ÁCIDO HIALURÔNICO

A pele precisa repor o ácido hialurônico todos os dias na derme, sua camada mais profunda, com o objetivo de manter a hidratação e a proteção contra as agressões que ocasionam o envelhecimento.

“Dermocosméticos com ácido hialurônico são usados para hidratação da pele e melhora do turgor e viço. As peles que mais se beneficiam com o uso de ácido hialurônico tópico são justamente as peles mais ressecadas e as mais maduras (que são naturalmente menos hidratadas). O ácido hialurônico pode ser comparado a uma esponja. Ele ‘puxa água’ da derme (camada mais profunda da pele) e armazena essa água, mantendo a pele bem hidratada”, relata a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ainda segundo a Dra. Paola, é possível desfrutar ainda mais dos benefícios da Vitamina C por meio de injetáveis como o skinbooster.

Continua após a publicidade

A Dra. Cláudia Merlo, especialista em Cosmetologia pelo Instituo BWS, explica como o skinbooster funciona. “O skinbooster é um ácido hialurônico injetável de baixa densidade; isso significa que não promove volume, mas têm capacidade de reter água e melhorar hidratação da pele”.

“Podemos associar, na mesma seringa, o bioestimulador de colágeno (hidroxapatita de cálcio) e o ácido hialurônico, pois criamos um meio favorável para as células produtoras de colágeno, uma vez que pele hidratada responde melhor aos bioestimuladores”, acrescenta Cláudia.

PEPTÍDEOS

A farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos, detalha que os peptídeos consistem em sequências de aminoácidos. “Peptídeos são sequências de aminoácidos que podem ser naturais ou sintéticos, e podem ser definidos também como proteínas fragmentadas. Esse é um dos ativos definidos como ‘biomiméticos’, ou seja, que imitam as estruturas naturais da pele. No segmento cosmético, são utilizados peptídeos com estruturas muito pequenas, pois o tamanho pode influenciar na penetração do ativo na pele”, fala. 

A dermatologista Dra. Mônica Aribi menciona o tratamento chamado de HydraFacial, que chegou ao Brasil no ano passado. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças a patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica. 

O tratamento conta com a solução antioxidante Antiox+, que é formada por uma mistura de multipeptídeos e antioxidades e tem o propósito de contribuir para a redução do aparecimento de linhas finas e de melhorar a hidratação e a elasticidade. A experiência também pode ser personalizada com o booster Dermabuilder.

Continua após a publicidade

NIACINAMIDA OU VITAMINA B3

Na cosmetologia moderna, a niacinamida, que também é conhecida como Vitamina B3, é uma das melhores substâncias para o cuidado com a pele e está relacionada com a melhora da hidratação cutânea. “Essa vitamina já foi destacada em vários estudos que reforçaram sua intensa atividade antioxidante. Aplicada após algum dano, como o da radiação solar por exemplo, a Niacinamida aumenta o reparo do DNA e modula a reação inflamatória, com efeito calmante. A Niacinamida também é usada em cremes antimanchas e tem poder protetor contra a luz azul emitida por celulares e computadores, que piora as manchas do melasma”, conta a Dra. Paola Pomerantzeff.

A Dra. Mônica ressalta que essas substâncias podem beneficiar a pele se forem adicionadas à rotina de skincare, porém, isso pode ser ainda melhor se o paciente contar com a orientação de um dermatologista, visto que ele prescreverá uma fórmula personalizada. Ela também fala sobre a importância dos ácidos e esfoliantes pra a renovação celular.

Continua após a publicidade

De forma geral, os esfoliantes são bem tolerados pela pele e, apesar de fazerem uma renovação mais superficial, auxiliam na permeação dos cremes. Uma novidade é o esfoliante RedNek, que foi desenvolvido para proporcionar uma higiene profunda e eficaz da pele, além de desobstruir os poros, remover células mortas, impurezas e excesso de oleosidade. Em sua fórmula, o esfoliante possui Nanopartículas de Quartzo com nanotecnologia, que potencializam a eficácia do produto. 

“A hidratação interna com ingestão de água adequada e alimentação natural e saudável hidrata de dentro para fora. Suplementos também podem ser recomendados pelos médicos. A maioria dos nutricosméticos possui em sua fórmula componentes como vitamina E, colágeno marinho, licopeno e betacaroteno, que podem ajudar tanto na hidratação como no fortalecimento da barreira da pele. O ômega 3, por exemplo, possui uma identidade com a membrana celular e promove hidratação de dentro para fora”, conclui Dra. Mônica, mostrando a relevância de consumir frutas e vegetais para a hidratação da pele.

 

Publicidade