Continua após publicidade

A pele se acostuma aos cosméticos? Saiba se isso é mito ou verdade

Parece que o seu produto de skincare favorito parou de fazer efeito? Descubra se isso pode ter acontecido porque a pele se "acostumou" ao cosmético

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 16 abr 2024, 21h59 - Publicado em 15 abr 2024, 19h00
a pele se acostuma aos cosméticos
Entenda se a pele pode se acostumar aos cosméticos | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Em algum momento do seu skincare, você notou que um produtinho que costumava dar certo na sua pele simplesmente deixou de apresentar os mesmos resultados? Já ouviu falar que isso pode acontecer porque a pele “acostuma” aos cosméticos? Segundo a Dra. Letycia Lopes, dermatologista, esse é apenas mais um mito sobre o tema.

A pele se acostuma aos cosméticos?

Mesmo “acostumada” com determinados produtos, a pele continua se beneficiando, garante a médica. “Muitas vezes, ela conquista uma qualidade melhor e, com isso, o efeito do produto já não é tão evidente quanto no início“, comenta ela.

“Se você tinha a pele manchada e começou a tratar com um clareador, irá perceber uma ação maior no começo do tratamento. Depois de certo tempo, não apresenta tantas manchas e o processo de clareamento é mais lento, porque não há muito o que clarear”, exemplifica.

Continua após a publicidade

De quanto em quanto tempo trocar os cosméticos?

Ao notar que um produto parou de entregar os efeitos desejados, muitas pessoas começam a buscar por outros cosméticos, investindo, muitas vezes, sem a orientação de um dermatologista.

Para a Dra. Letycia, o ideal é que o médico reavalie a sua pele a cada três meses antes que qualquer decisão seja tomada.

Eu gosto de avaliar a cada três meses. Essa mudança só traz benefícios se as nossas necessidades mudarem. Um tratamento eficiente e com resultados não deve ser alterado. Lembre-se de respeitar o intervalo da prescrição médica do seu protocolo. Não é aconselhável mudar o produto por conta própria”, orienta.

Continua após a publicidade

Procurar um especialista é indispensável para descobrir quais são os melhores ativos para a sua pele e como usar cada um dos produtos para garantir os resultados.

Tônicos faciais ajudam a tonificar, contrair poros e fazer uma limpeza mais profunda, por exemplo. Já a água micelar promove a limpeza e hidratação mais suave, sem irritar a pele. A água termal é calmante, antioxidante e ajuda na reposição de sais minerais. Você pode usar todos eles e isso vai depender da sua necessidade. Quem tem tendência a oleosidade pode começar com um tônico para limpeza profunda. Á água micelar sugiro para regiões mais delicadas, como a dos olhos, e para retirar os resquícios de maquiagem e filtro solar. A água termal tem efeito calmante para uma pele mais irritada”, conclui.

Publicidade