Continua após publicidade

3 principais problemas de cabelo no inverno e como contorná-los

Se você sente mudanças desagradáveis nos fios quando o as temperaturas baixam, conheça essas soluções simples que vão te ajudar a manter o cabelo saudável

Por Giulia Granchi
Atualizado em 4 ago 2017, 18h45 - Publicado em 29 jun 2016, 12h29
VitaliiSmulskyi/ThinkStock/Getty Images
VitaliiSmulskyi/ThinkStock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Se você gosta dos fios médios a longos, provavelmente já sentiu mudanças quando o tempo frio chega. Segundo a cosmetóloga e terapeuta capilar Cris Dios, proprietária do salão Laces and Hair (SP), o clima traz problemas comuns para a maioria das mulheres, mas podem ser evitados com soluções simples.

1. Oleosidade excessiva – Quando a temperatura cai, costumamos secar os fios com o secador de cabelo e a usar a água do chuveiro mais quente – o que estimula as glândulas sebáceas, deixando os fios e principalmente a raiz do cabelo oleosa.
A solução: Não espere o cabelo ficar muito oleoso para lavar. Controle a temperatura da água no banho e certifique-se de que o secador está a pelo menos 10 centímetro de distância dos fios e não aplique condicionador na raíz.

2. Fios ressecados – Aqui, o calor também é um problema. A água do chuveiro com temperatura mais alta e o secador ressecam o cabelo. Devido ao calor, as cutículas dos fios se abrem, deixando aquela sensação de aspereza nas pontas.
A solução: Não se esqueça de aplicar um protetor térmico se for utilizar o secador. E se você está buscando reverter o aspecto seco, aposte nas máscaras. “Use aquelas que contêm aminoácidos, ou se for fazer em casa, crie com produtos naturais como abacate, mel, iogurte integral, óleo de coco”, afirma Cris.

3. Queda de cabelo – “Como o sol não aparece muito na temporada de frio, os fios acabam recebendo pouca vitamina D, o que estimula o ciclo de queda”, explica Cris.
A solução: Se o seu problema for muito severo, o mais indicado é procurar um tratamento com profissionais especializados. Entretanto, você também pode melhorar a condição do seu couro cabeludo em casa, fazendo um detox que ofereça nutrientes e estimule a raíz.  “Use um vinagre de maçã, suco de limão, óleos essenciais e alecrim para fazer uma faxina no couro cabeludo”, aconselha a especialista.

Com o tempo frio, algumas mulheres gostam de apostar nas toucas e gorros. Segundo Cris, não há problema algum em usar os acessórios. “Só não é aconselhável que se use quando os fios ainda estão molhados, por que abafa o cabelo e não seca no tempo certo de respiração dos fios. Também é necessário que o gorro seja lavado sempre, por causa do acumulo de células mortas”, explica.

Publicidade