Low poo, no poo e co wash: Conheça as técnicas de lavagem dos cabelos
Tricologista explica os principais detalhes sobre os métodos de higienização das madeixas
Quando falamos sobre lavagem dos cabelos, é comum lembrarmos do tradicional shampoo que já conhecemos, mas você sabia que existem outras técnicas para a higienização das madeixas?
As técnicas conhecidas como Low poo, no poo e co wash estão cada vez mais sendo utilizadas nos salões de beleza e incluídas na rotina de cuidados com os fios, uma vez que têm como objetivo lavar os fios de uma maneira menos agressiva.
O médico tricologista João Gabriel Nunes, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica as principais dúvidas a respeito desses métodos de lavagem.
O que é Low poo?
O método low poo envolve o uso de produtos que não contenham sulfatos agressivos, ou seja, os agentes mais leves estão liberados para essa técnica.
Então, para aderir o low poo, é preciso retirar da os shampoos que tenham substâncias agressivas que possam prejudicar a camada de proteção natural das madeixas da rotina de cuidados com o cabelo.
De forma geral, os produtos que são liberados para essa técnica não devem conter sulfatos pesados, alguns tipos de silicones e petrolatos.
“Na técnica low poo, por poder utilizar shampoo com sulfato leve ou muitas vezes nenhum sulfato, é permitido o uso de alguns tipos de silicones”, detalha o tricologista.
O que é No poo?
De acordo com João Gabriel, o no poo é uma técnica bastante utilizada por quem possui cabelo crespo e cacheado e consiste em uma forma de higienizar os fios sem o shampoo.
“O no poo é um método de lavar o cabelo sem shampoo. Geralmente, são cremes sem petrolatos, sulfatos, parafinas, silicones e óleo mineral. Utiliza-se base mais natural e vegetal” afirma o especialista.
No método no poo, a higienização do cabelo é feita sem utilizar o shampoo tradicional, porém isso não significa que o cabelo não ficará limpo.
Os produtos liberados para no poo são aqueles que não possuem sulfatos, silicones insolúveis, parafina líquida, petrolatos e algumas outras substâncias em sua composição.
“No no poo, ou sem shampoo, são usados cremes mais “naturais” com base em óleos vegetais sem sulfatos. Tem uma lista grande de químicos proibidos, geralmente à base de petrolatos, parafinas, silicones, óleos minerais e sulfatos. Como a técnica não utiliza nenhum tipo de shampoo, qualquer químico insolúvel e acumulativo nos fios não pode ser utilizado”, diz o tricologista.
Ao utilizar os produtos limpantes que se encaixam no no poo, é possível notar que eles não fazem espuma, de modo diferente dos shampoos, que contam com sulfatos fortes em suas formulações.
O que é Co wash?
A técnica co wash consiste em fazer a lavagem dos fios com o uso de condicionadores, sendo que eles não podem ter sulfatos, petrolatos, óleos minerais, silicones insolúveis e parabenos nas composições.
Segundo o tricologista, o low poo, o no poo e o co wash são métodos de lavagem que oferecem benefícios para a saúde dos fios. “As técnicas visam manter a hidratação e óleo natural dos fios, além de tratar diferentes tipos de curvatura mantendo os fios mais saudáveis, nutridos e resistentes”, comenta o especialista
“Essas técnicas são bastante indicadas para cabelo cacheado ou crespo. Porém, mesmo assim, o uso esporádico de algum shampoo é recomendado, pois acumular cremes, químicas, sujeiras e oleosidade pode trazer consequências para o couro cabeludo. Entenda as necessidades do seu cabelo. Não faça dessas técnicas únicas e exclusivamente, já que alternar entre elas pode beneficiar sem trazer maiores problemas”, aconselha o médico tricologista João Gabriel Nunes.