Basta uma rápida olhada nas prateleiras das farmácias para encontrar várias opções de cosméticos com niacinamida. Esse ativo, que é uma forma da vitamina B3, pode trazer inúmeros benefícios à pele e geralmente é bem tolerado, sem causar vermelhidões ou descamações.
“Ela é considerada segura para o uso tópico. No entanto, em raros casos, pode provocar irritação e sensação de queimação em pessoas com pele extremamente sensível. Por isso, é recomendável consultar um médico antes de colocar um novo produto na rotina de skincare”, afirma o Dr. Lucas Miranda, dermatologista e fundador da Clínica Lucas Miranda, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Continue a leitura para entender para que serve niacinamida e como esse ativo pode te ajudar a cuidar da saúde e da aparência da sua pele.
Para que serve niacinamida?
A niacinamida é um ingrediente versátil que, de acordo com o Thiago Martins, biomédico e mestre em Medicina Estética, é indicado para todos os tipos de pele, incluindo a pele seca, mista ou oleosa.
“Esse ativo age de diversas maneiras, por isso, gosto de dizer que ele fornece exatamente o que cada tipo de pele precisa”, exclama a Dra. Vanessa Perusso, dermatologista e parceira da Helioderm.
“De modo geral, a niacinamida atua, principalmente, na redução do sebo, na retenção da umidade, no combate aos radicais livres e na melhora de inflamações. Ela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e, ao mesmo tempo, combate vermelhidão e possíveis irritações, trata manchas e fortalece a barreira cutânea”, completa a médica.
Benefícios da niacinamida para pele
Os benefícios da niacinamida para pele são:
- Controle da oleosidade;
- Prevenção das espinhas
- Ação anti-inflamatória;
- Melhora da hidratação;
- Fortalecimento da barreira cutânea;
- Tratamento de linhas finas e rugas;
- Uniformização do tom da pele;
- Ação antioxidante;
- Proteção contra danos ambientais;
“Para peles oleosas, especialmente, a niacinamida é benéfica por agir na regulação da produção de sebo, diminuindo o brilho excessivo. Além disso, ela tem ação de estabilização da barreira da pele, promovendo a hidratação sem deixar o aspecto oleoso no rosto”, ressalta Perusso.
“Esse ativo deve estar sinalizado nos rótulos dos produtos. Caso ele não apareça com esse nome, também pode ser mencionada como nicotinamida”, fala a parceira de Helioderm.
Como incluir a niacinamida no skincare?
Existem várias formas de incluir a niacinamida no skincare, uma vez que esse ativo pode ser encontrado em uma variedade de cosméticos, desde sabonetes faciais, séruns até cremes hidratantes.
“Se você for utilizar um sérum com niacinamida, comece limpando o seu rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele. Em seguida, pode usar um tônico. Feito isso, aplique o sérum. Siga com um hidratante e, durante o dia, finalize com um protetor solar“, sugere o Dr. Lucas Miranda.
Quais ativos são mais combinados à niacinamida?
Em muitos cosméticos, é possível encontrar a niacinamida combinada com outros ativos, sendo que os mais comuns incluem:
- Ácido hialurônico, que ajuda a potencializar a hidratação
- Retinol, para tratar os sinais de envelhecimento
- Ácido glicólico, que proporciona uma melhora da textura da pele
- Ácido salicílico, que traz ação seborreguladora
- Vitamina C, que é um poderoso ativo antioxidante e auxilia no viço da pele