Continua após publicidade

Minerais no skincare: entenda os benefícios

Nem só de vitamina C e ácido hialurônico vive a pele...

Por Vand Vieira
16 Maio 2023, 11h45
Mulher aplicando produto de skincare no rosto |v minerais no skincare
 (kroshka__nastya/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Saúde é o que interessa — ainda mais depois de uma pandemia! Uma pesquisa de mercado divulgada recentemente pela empresa de pesquisas de marketing Mintel aponta que o interesse dos millennials por suplementação de vitaminas aumentou, muito pelo desejo/pela necessidade de dar um up na imunidade e a pele não ficou de fora. Daí o uso de minerais no skincare.

Mas não basta se sentir ou até estar mais saudável de fato. Uma busca rápida sobre “health signalling” no Google e nas redes sociais é o suficiente para comprovar que parecer saudável também é tendência. Não à toa, produtos produtos à base de vitamina A e vitamina C estão em alta (quem não quer uma pele mais firme e luminosa?!), bem como os tutoriais de maquiagem para quem não quer parecer maquiado. 

A questão é que focar apenas em determinadas vitaminas pode fazer você ignorar outro grupo importante para a rotina de skincare e a saúde como um todo: os minerais.

IMPORTÂNCIA DOS MINERAIS NO SKINCARE

“Os minerais são importantes para estimular diversas atividades biológicas na pele, principalmente as que envolvem proteção e fortalecimento da barreira cutânea. O Selênio, por exemplo, é um mineral que previne a produção excessiva de radicais livres [moléculas associadas ao envelhecimento precoce e ao câncer], enquanto o cobre reduz o ressecamento e o prurido [coceira]”, diz Maíra Matta, diretora da La Roche-Posay no Brasil.

Continua após a publicidade

A marca, vale destacar, é referência no assunto por incluir na composição de seus produtos uma água termal rica nesses e em outros minerais que, juntos, proporcionam uma ação calmante, hidratante e protetora. “Essa água é extraída diretamente da fonte da cidade de La Roche-Posay, na França, e também ajuda a reequilibrar o microbioma cutâneo, as bactérias benéfícas para a pele, auxiliando no tratamento de acne, rosácea, dermatite atópica e outras doenças inflamatórias”, completa. 

PROBLEMA QUE A FALTA DE MINERAIS CAUSA NA PELE

Todos tiram proveito de bons níveis de minerais no organismo. “A falta de cálcio, cobre e outros minerais essenciais para a nossa pele pode causar alterações biológicas com manifestações clínicas, como o aumento da sensibilidade, irritabilidade, vermelhidão e até doenças como psoríase e dermatite atópica. O cálcio, inclusive, é responsável pela diferenciação celular, sendo um fator importante para a reparação tecidual e o tratamento de feridas. Zinco e manganês, por sua vez, atuam evitando a proliferação de bactérias patogênicas”, explica Matta.

Publicidade