Continua após publicidade

Massageadores faciais: benefícios, diferenças entre os tipos, como fazer

Além de serem práticos e facilitarem a rotina de skincare, esses acessórios podem contribuir para a melhora da aparência da pele

Por Juliany Rodrigues
9 nov 2022, 09h10
Mulher utilizando massageador no rosto
 (Pavel Danilyuk/Pexels)
Continua após publicidade

Quando feita com as mãos, a massagem facial pode trazer benefícios que vão desde a melhora da circulação até o estímulo de uma sensação de relaxamento.

De acordo com Ludmilla Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle, as principais vantagens da massagem facial estão relacionadas aos “efeitos terapêuticos do toque, da drenagem linfática e também da hidratação“.

Ao fazer a massagem facial, o ideal é utilizar manobras manuais suaves para garantir que não surjam outros problemas. “Massagens faciais muito fortes podem estimular a flacidez da pele”, destaca ela.

Além do uso das mãos, a técnica também pode ser feita com o auxílio dos massageadores faciais, que são acessórios que pode aprimorar a rotina de skincare.

BENEFÍCIOS DOS MASSAGEADORES FACIAIS

Mulher massageando o rosto com Gua Sha em frente ao espelho
(Tima Miroshnichenko/Pexels)

Os massageadores faciais visam potencializar os efeitos da massagem e melhorar a aparência da pele e da circulação sanguínea da região. Além disso, podem diminuir a retenção de líquido e a aparência de cansaço, por exemplo.

Eles também facilitam na hora de fazer a massagem no próprio rosto e ajudam na penetração dos ativos na pele.

Continua após a publicidade

“Se vamos nos auto massagear, os aparelhos têm uma maior funcionalidade”, conta Ludmilla.

Alguns aparelhos, principalmente aqueles que vibram, são capazes de promover a sensação de relaxamento. No entanto, de acordo com a cosmiatra, “esta vibração nunca deve ser muito intensa”.

Apesar dos benefícios, o Dr. Franklin Veríssimo, que atua com medicina estética e dirige uma clínica em Fortaleza (CE), alerta que, em alguns casos, os massageadores faciais não ajudam tanto quanto outros procedimentos.

“Não espere resultados expressivos para diminuir aspecto de flacidez, sulcos e rugas profundas, que apenas serão tratadas de forma eficaz por meio de procedimentos minimamente invasivos e/ou medicações específicas”, diz ele.

TIPOS DE MASSAGEADORES FACIAIS

Mulher tampando o olho com o massageador Gua Sha
(Pavel Danilyuk/Pexels)

Para transformar a sua rotina de cuidados com a pele do rosto, existem vários modelos de massageadores faciais disponíveis no mercado, sendo que cada um é capaz de oferecer um momento de relaxamento e autocuidado em meio à correria do dia a dia.

Continua após a publicidade

Inclusive, o Dr. Franklin Veríssimo ressalta a importância do autocuidado para a saúde mental. “O exercício do autocuidado promove uma sensação de bem-estar e já está provado que ele tem um efeito positivo no combate de transtornos depressivos e ansiosos”, informa.

Para escolher o aparelho que melhor atende às suas necessidades, é importante conhecer cada um deles. Assim, você escolhe aquele que trará resultados efetivos para a saúde da sua pele.

Massageador facial vibratório

massageador vibratório
(Amazon/Divulgação)

Os massageadores faciais vibratórios promovem vibrações suaves que levam à contração muscular, estimulando a melhora do aspecto flácido e ativando a drenagem linfática.

Além disso, conseguem dar a sensação de relaxamento em razão da vibração que entra em contato com a pele e, devido às vibrações, colaboram para a melhora da elasticidade da pele.

“Esta vibração nunca deve ser muito intensa, pois a chamada vibração de superfície, que acontece nestes aparelhos, estimula a drenagem linfática, uma técnica que sempre deve ser realizada com movimentos leves”, alerta Ludmila Bonelli.

Continua após a publicidade

Compre aqui

Ice Roller

Massageador facial Ice Roller Sephora
(Sephora/Divulgação)

 

Este massageador facial tem um rolo gelado, que, quando utilizado com frequência, pode ajudar a melhorar a pele.

De forma geral, ele é colocado na geladeira ou no freezer para atingir uma baixa temperatura e, pela manhã, é aplicado no rosto.

Em razão do efeito gelado, ele consegue minimizar os sinais de cansaço, combate o inchaço do rosto, diminui a vermelhidão e os poros e acalma a pele.

“Quando utilizado na face, estes massageadores produzem uma vasoconstrição seguida de vasodilatação, estimulando uma melhora da circulação e da nutrição da pele”, explica a cosmiatra.

Continua após a publicidade

Quando aplicado na região dos olhos, também pode promover a melhora do aspecto das olheiras.

Compre aqui

Gua Sha

Massageador Gua Sha
(Amazon/Divulgação)

Os massageadores faciais com pedras são bastante conhecidos pelas pessoas que adoram acompanhar as tendências de skincare. Entre eles, existe o Gua Sha, que é usado desde antigamente pela medicina chinesa.

Assim como os outros modelos, o Gua Sha tem um papel importante na drenagem linfática e no estímulo da circulação sanguínea no rosto. Além disso, ele também é indicado para quem deseja ter uma luminosidade natural na região.

É possível encontrar o Gua Sha de diversas pedras, porém os mais comuns são aqueles feitos de quartzo rosa ou jade. Inclusive, o jade é um aliado no estímulo de produção de colágeno e no combate à oleosidade.

Continua após a publicidade

Para utilizá-lo, é fundamental realizar movimentos estratégicos com a intenção de provocar uma vermelhidão no rosto, pois isso estimula a pele a chegar nos efeitos desejados, como o afinamento temporário do rosto e a redução do inchaço.

Compre aqui

Jade Roller

Massageador facial jade roller Oceane
(Amazon/Divulgação)

Os rolinhos feitos com a pedra jade são originários da China e visam a eliminação de impurezas e a melhora da circulação da região onde é aplicado.

“O jade roller proporciona uma sensação de alívio imediato e melhora a circulação da pele para aquelas pessoas que costumam acordar com o rosto e contorno dos olhos mais inchados, já que os seus movimentos promovem uma massagem local”, conta a Ludmila Bonelli.

Porém, este massageador facial não apresenta efeitos significativos na atenuação de rugas ou olheiras, segundo a cosmiatra. O uso do jade roller também proporciona uma melhor absorção dos cosméticos.

“Ao usar o rolinho de jade, não pressione a face com muita força, faça movimentos circulares e de baixo para cima”, indica o Dr. Franklin Verissimo.

Compre aqui

Massageador facial 3D

Massageador facial 3D Oceane
(Amazon/Divulgação)

 

O massageador facial 3D é um acessório que conta com esferas na ponta que são capazes de rodar 360º, gerando estímulo para a firmeza da pele.

Considerado um item bastante prático, ele pode ser utilizado para obter o efeito lifting no rosto, assim como para aliviar as tensões musculares.

Devido à rotação, este modelo consegue alcançar várias áreas da face. Vale ressaltar que ele deve ser usado com movimentos de baixo para cima e dentro para fora do rosto.

Compre aqui

COMO USAR?

De forma geral, a massagem facial, seja feita com a mão ou com os aparelhos, pode ser realizada após a limpeza e da hidratação da pele com os produtos indicados cada tipo de pele.

“Talvez, o mais interessante seja utilizar os massageadores faciais ao acordar ou no final do dia, quando é possível perceber inchaços, por exemplo, ou também como parte da rotina de skincare”, destaca o Dr. Franklin.

A cosmiatra Ludmila Bonelli enfatiza que os massageadores faciais podem potencializar a penetração de ativos, por isso, ela recomenda o uso dos acessórios em associação a cremes hidratantes, por exemplo.

“Podem ser usados aleatoriamente com a função calmante e pós-procedimentos estéticos para diminuir os inchaços”, revela Ludmilla.

Para finalizar, é fundamental apontar que o recomendado é procurar um profissional para que ele te indique a frequência e a forma como a massagem facial deve ser feita no seu caso. Dessa forma, ele te orientará para que você obtenha os melhores resultados com a técnica.

“Se estiver em algum tratamento facial, recomendo antes checar com seu médico se deve fazer ou não massagens faciais”, alerta o Dr. Franklin.

Alimentação

Para evitar o inchaço em função de retenção líquida, o especialista não deixa de mencionar a importância de tomar cuidado com a alimentação.

“Uma alimentação rica em frutas, legumes, vegetais e outros ingredientes naturais é fundamental. As frutas in natura, por exemplo, fornecem nutrientes, antioxidantes e enzimas que melhoram a microcirculação e diminuem a retenção de líquidos”, ressalta ele.

Publicidade