Continua após publicidade

Os benefícios do gengibre para a saúde capilar

A raiz pode ser aliada no crescimento capilar, contra caspas e até mesmo inflamações do couro cabeludo

Por Amanda Ventorin
29 jan 2022, 10h00
gengibre
 (Pixabay/Pexels)
Continua após publicidade

No tiktok, cada dia mais as pesquisas sobre gengibre para crescimento capilar disparam e não é atoa. Com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antissépticas, o gengibre pode contribuir para a melhor circulação de sangue na região do couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável dos fios, conferindo proteção aos cabelos. Além disso, os óleos essenciais presentes no gengibre parecem favorecer a hidratação dos fios, sendo ótimos para a restauração de cabelos mais finos e quebradiços. Por fim, esse alimento é rico em vitaminas, zinco e fósforo, nutrientes excelentes para saúde capilar.

Ele pode ser uado no tratamento contra caspa

Além de ajudar no crescimento, o gengibre pode ser um bom aliado quando o assunto é caspa. “Um problema muito comum do couro cabeludo é a caspa, que além de irritar pode, ainda, causar queda de cabelo. Um couro cabeludo saudável é ideal para que o cabelo cresça rapidamente e nisso o gengibre pode ajudar. As propriedades antimicrobianas e antissépticas auxiliam no tratamento da caspa e de outros fungos que podem irritar o couro cabeludo, por exemplo” conta Luciana Passoni, tricologista.

E contra processos inflamatórios do couro cabeludo

Sim, além de ajudar no crescimento e fortalecimento dos fios e contra a caspa, o gengibre também é recomendado em processos inflamatórios do couro cabeludo.

Continua após a publicidade

Essas inflamações, como a dermatite, podem ocorrer devido ao contato com coisas comuns como metais, sabonetes, cosméticos e até mesmo procedimentos estéticos, poluição ou  água. A dermatite mais frequente no couro cabeludo é a dermatite seborreica, uma dor no couro cabeludo pode ser provocada por fatores que o tornam sensível, como infecções e infestações, problemas de pele ou queda de cabelo.

Outras infecções como a foliculite e o carbúnculo podem afetar os folículos do cabelo e causar sensibilidade no couro cabeludo, tornando-o dolorido, sensível e quente ao toque. “O carbúnculo é causado normalmente por excesso de bactéria Staphylococcus aureus e a foliculite é geralmente causada por pelos encravados, mas também pode acontecer devido a uma infecção por bactérias ou fungos.  A aplicação do tonico de gengibre possui propriedades que podem “auxiliar” em alguns casos” explica a tricologista. Isso porque o gengibre é rico em óleos essenciais, vitaminas e minerais, antioxidantes e aminoácidos. Suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas ajudam na circulação sanguínea do couro cabeludo, estimulando o crescimento saudável dos fios.

Como utilizar o gengibre

Os tônicos capilares caseiros são uma ótima opção. Naturais, eles combatem a queda, acelerando o crescimento dos fios. “A umectação de óleo de coco com gengibre pode ser uma opção bacana também. O óleo de coco não pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo, podemos trocar o óleo de coco por óleo de rícino” recomenda Luciana.

Consumi-lo também ajuda? 

Continua após a publicidade

De acordo com Natalia Barros, nutricionista, não há comprovações científicas quanto a ingestão de gengibre ser benéfica para o crescimento capilar. Porém, de forma indireta, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, é possível que sim.

A profissional ainda ressalta de que o gengibre vai muito além do benefício capilar. “Por ser um antiespasmódico natural, ele atua contra a má digestão, náuseas, vômitos e até cólicas menstruais. Também possui propriedades termogênicas que auxiliam na perda de gordura contribuindo para o emagrecimento”, compartilha. “Devido suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes ele melhora a circulação sanguínea, atuando no combate de diversas doenças, como pressão alta, refluxo e artrite”. Como se não fosse o bastante, ele ainda ajuda na regulação da glicemia, atua na imunidade e no combate à infecções e doenças respiratórias como gripe e resfriados.

 

Publicidade