Continua após publicidade

5 maneiras de derrubar o frizz no frio

Não é coincidência, viu? O cabelo realmente tende a ficar mais arrepiado durante o outono e o inverno

Por Vand Vieira
13 Maio 2023, 10h50
mulher com frizz no frio
 (simonmasters/Getty Images)
Continua após publicidade

Todo ano é a mesma história: a temperatura cai e o frizz no frio aumenta. Para descobrir o motivo e saber como controlar os fios arrepiados, antes de tudo, é preciso entender do que estamos falando. Com a palavra, Marcela Buchaim, especialista em tricologia e cosmetologia e proprietária do Studio Tez, salão de beleza localizado em São Paulo.

“A fibra capilar é revestida por uma camada lipídica, responsável por protegê-la e reter a hidratação e a nutrição. Na prática, isso significa que a oleosidade natural do cabelo ajuda a mantê-lo mais saudável, macio e bonito”, explica. “Quando essa camada lipídica ‘vai embora’ e para de reter a água na fibra capilar, o fios ficam mais suscetíveis a serem atraídos pela umidade do ar, o que gera o frizz”, completa. Só que, durante o frio, vários hábitos acabam removendo essa camada.

Agora que você já sabe o que está por trás dos fios arrepiados, vamos às cinco dicas de Marcela para evitá-los:

1

Evite banhos muito quentes

 

Difícil, a gente sabe, mas a água quente é dos principais agentes que diminuem drasticamente a oleosidade natural do cabelo nesta época do ano. Tente manter o chuveiro o mais próximo possível da temperatura ambiente — a pele também agradece!

2

Siga um cronograma capilar

 

Como já deu para entender, hidratação é a palavra-chave para combater o frizz. Então, vale muito manter uma rotina de cuidados que envolva hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana.

Continua após a publicidade

Veja aqui como montar um cronograma capilar para cada estação.

3

Aposte na umectação

 

Para reforçar a camada lipídica que reveste a fibra capilar, sempre que sentir necessidade, lance mão de um óleo vegetal do comprimento às pontas. “Faça isso à noite e deixe agir de um dia para o outro. Ao lavar, opte por um shampoo que limpe suavemente”, ensina Marcela, que recomenda os óleos de jojoba, abacate e macadamia, mais leves em comparação ao óleo de coco, por exemplo.

4

Use protetor térmico

 

Não é só o banho quente que resseca os fios, não. O calor do secador, da chapinha, do babyliss e afins também é prejudicial nesse sentido. Aposte nos produtos com proteção térmica.

5

Diga sim para as toucas de cetim

 

O atrito do cabelo com o travesseiro ao longo da noite contribui para que o cabelo amanheça beeem arrepiado, ainda mais se a fronha for de linho ou algodão. As de cetim agridem menos as fibras capilares.

Publicidade