Continua após publicidade

Frizz: Como acabar com ele?

O efeito bagunçado e estático pode ocorrer pela falta de hidratação dos fios

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 6 abr 2022, 20h50 - Publicado em 29 mar 2022, 10h00

Entre as principais reclamações quando o assunto é cabelo, o frizz sempre ganha lugar de destaque. Ele se refere a um aspecto “bagunçado” do cabelo, que surge quando os fios estão com uma eletricidade estática entre si, se repelindo um do outro.

Mas como acabar com o frizz? O cabelereiro Nill Vale acredita na prevenção. “Acredito muito na metodologia de prevenção, costumo dizer que tudo que podemos prevenir deve ser efetivado, até porque quando você já tem o frizz, é preciso fazer o tratamento, então, é muito melhor você se tratar de forma preventiva do que fazer em cima de um problema”, conta ele.

JÁ OUVIU FALAR SOBRE HAIR ANALYZER?

De acordo com a tricologista Luciana Passoni, a nova tecnologia consiste em cortar um pequeno pedaço do cabelo do paciente, o colocando em um ultrassom onde é possível quantificar e qualificar a perda proteica dentro dos fios de cabelo, perdas de substâncias. “Antes a gente só usava a tricoscopia, que era uma analisa por fora. E hoje, com essa tecnologia, o médico tricologista consegue fazer uma analise dentro do fio de cabelo” explica.

A partir daí, o profissional consegue determinar quantas vezes por semana você precisa fazer a reposição de proteínas, com máscaras de fortalecimento.

 

.

PARA PREVENIR O FRIZZ:

1

APOSTE EM UM CRONOGRAMA CAPILAR

“O cronograma capilar vai reparar e também prevenir o frizz. Deve-se fazer o uso semanalmente de hidratação, óleos nutritivos, séruns controladores, protetores térmicos, condicionadores, produtos com finalidades de fechamento de cutícula, tratando a fibra capilar de dentro para fora”, explica Nill.

A quantidade exata de cada um desses tratamentos por semana é muito individual, portanto consulte um profissional para saber o melhor para você.

Continua após a publicidade
Frizz: Como acabar com ele?

KIT AMEND MILLENAR ÓLEOS MARROQUINOS

COMPRE AQUI

2

EVITE O USO DE SECADORES E CHAPINHAS

Eles danificam os fios, criando “buraquinhos” na sua linha, que impedem que a haste mantenha-se alinhada.

Caso você precise usar secador e chapinha, é preciso ter certos cuidados. Além de usar protetores térmicos, opte sempre pela temperatura intermediária temperatura intermediária ou fria para agredir menos os cabelos.

Frizz: Como acabar com ele?

Continua após a publicidade

HAIR PROTECTOR TRUSS

COMPRE AQUI

 

PARA REVERTER O FRIZZ: SIGA ESSES PASSOS

1

HIDRATE SEU CABELO

“O principal cuidado para evitar o frizz é uma boa hidratação. Nosso cabelo é composto por laminas que encaixam entre si e quanto mais encaixadas, maior a hidratação do cabelo e menor a chance de frizz” conta a dermatologista Meire Gonzaga. Só com os cabelos devidamente hidratados, você vai ter uma ideia de quanto do frizz é devido a outros fatores, como perda de proteína.

Frizz: Como acabar com ele?

KIT PHYTOERVAS SHAMPOO E CONDICIONADOR HIDRATAÇÃO INTENSA

Continua após a publicidade

COMPRE AQUI

 

2

INVISTA EM PRODUTOS COM PROTEÍNA

Os fios são compostos por proteínas. Quando o cabelo está danificado, você tem pequenas falhas na linha que o fio deve seguir, impedindo que eles fiquem alinhados.

Para controlar o frizz, precisamos fazer reposição de proteínas nos fios. Para isso, podem ser usadas máscaras de proteínas ou aminoácidos ou séruns e leave-in específicos”, aconselha Luciana. 

3

APOSTE NOS ÓLEOS CAPILARES

“ Cabelos crespos e cacheados, perdem muita hidratação por conta de sua estrutura em espiral. Nesse caso, o uso do óleo capilar ajuda na hidratação dos fios e diminui o embaraçamento e o frizz. Indispensável na rotina, deveria ser melhor amigo de todas as mulheres, pois protege e hidrata os fios, principalmente durante noite. Todo mundo deveria ter um na bolsa”, explica o especialista Rodrigo Tanamati, terapeuta capilar do Hair SPA C.Kamura.

Frizz: Como acabar com ele?

Continua após a publicidade

ÓLEO EXTRAORDINÁRIO L’ORÉAL PARIS ELSEVE

COMPRE AQUI

*A Editora Abril pode receber uma pequena comissão das vendas feitas a partir dos links nessa matéria

 

Publicidade
Publicidade