Continua após publicidade

3 erros que mais danificam o seu cabelo no verão

Os fios também têm necessidades diferentes durante a temporada de calor. Confira aqui três erros que prejudicam o cabelo no verão!

Por Ana Paula Ferreira
12 jan 2024, 12h26
Veja como cuidar do cabelo no verão
Veja como cuidar do cabelo no verão (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Assim como acontece com o corpo, que pede mais hidratação, por exemplo, nossos fios também têm necessidades diferentes durante a temporada de calor. Com isso, é comum cometer alguns erros que danifiquem o cabelo no verão, uma vez que muitas pessoas mantêm os mesmos cuidados ao longo do ano inteiro, sem mudar os hábitos de acordo com a estação.

Pensando nas falhas que mais cometemos ao cuidar das madeixas durante o verão, a cientista especializada em saúde do couro cabeludo e reversão da queda capilar Jack Alecrim selecionou cinco erros que devem ser evitados. Confira!

Erros que mais danificam o seu cabelo no verão

1

Você lava pouco o seu cabelo

Continua após a publicidade

Em alguns lugares do Brasil, o calor no verão é tão intenso (e a temperatura é tão diferente do inverno) que é preciso repensar a rotina desde a higienização. Por suarmos mais, pela produção excessiva da oleosidade natural do nosso couro cabeludo, o verão, às vezes, pede uma frequência maior de lavagem. Para evitar sobrecarga e desequilíbrio do nosso couro cabeludo, que pode inclusive levar a queda e enfraquecimento dos fios.

2

Você prende os fios de forma errada

O calor faz muitos de nós aderir à praticidade dos fios presos. Às vezes, qualquer objeto à mão vira prendedor: caneta, borrachinha de separar dinheiro. Tome cuidado com a forma como você prende os fios, e em especial quão forte você os amarra. A quebra dos fios é uma das principais causas de frizz e pode ser evitada.

Continua após a publicidade

Penteados feitos com muita tração (para um coque, rabo de cavalo, tranças ou afropuff, por exemplo) podem exercer uma tensão excessiva nos fios e até machucar seu couro cabeludo. É lógico que você pode prender o seu cabelo, mas ao fazê-lo, tente escolher bons prendedores e evite tracionar de maneira excessiva os fios.

3

Você não cuida na hora de dormir

As noites mais quentes também fazem com que a gente se mexa mais durante o sono, o que pode emaranhar os cabelos e provocar nós que levam a quebra localizada dos fios.

Continua após a publicidade

Mas, de que forma você pode evitar a formação de nós durante o sono? A solução é usar fronhas ou touca de cetim para diminuir o atrito (e consequente formação de nós) e sempre pentear os fios antes de dormir. Em caso de cabelos cacheados eles devem ser, ao menos, desembaraçados com os dedos.

Publicidade