O efeito do protetor solar depende totalmente da quantidade de produto que é espalhada na pele
Foto: Getty Images
Protetor solar é item essencial para cuidar da pele independente da estação. Porém há ainda muitas dúvidas em relação ao modo de usá-lo. Como aplicar o produto corretamente? Devo passá-lo em casa? Qual a quantidade ideal? Sim, tudo isso vai interferir na sua proteção. Para tirar máximo proveito desse produto, esclareça as suas dúvidas
Quando passar?
Apesar de algumas marcas garantirem proteção imediata, os dermatologistas ainda recomendam espalhar o produto cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol e, de preferência, antes de ir à praia ou à piscina. A explicação é simples: em casa, na frente do espelho, você consegue aplicar o creme de forma uniforme. Além disso, a pele está livre de areia, suor ou água, o que garante melhor eficácia.
Quanto passar?
O efeito do protetor solar depende totalmente da quantidade de produto que é espalhada na pele. Não vale usar uma gota de creme para o corpo todo e se sentir protegida. Se esse processo não for realizado da forma correta, a proteção se torna menor do que a indicada na embalagem. “Uma aplicação incorreta pode comprometer mais da metade do poder de ação do FPS”, avisa Graça Silveira. Veja a quantidade ideal:
Rosto e pescoço: aplicar uma quantidade equivalente a dois grãos de feijão nas duas áreas.
Mãos e pés: aplicar uma quantidade equivalente a dois grãos de feijão para cada área.
Pernas, coxas, braços e tronco: calcule uma colher de chá para cada uma dessas áreas.
Preciso reaplicar?
Procure espalhar o cosmético de forma homogênea, formando uma espécie de capa invisível na pele. Se você passou o produto em casa, vale dar um reforço nas áreas que ficam mais expostas ou que sofreram atrito com a roupa, com a bolsa ou até mesmo com o cinto de segurança do carro. Reaplique a cada duas horas de exposição contínua ao sol, mergulho, exercícios físicos e transpiração excessiva.